Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer's disease

Autores

  • Ana Julia de Souza Caparrol Universidade Federal de São Carlos
  • Gabriela Martins Universidade Federal de São Carlos
  • Gustavo Carrijo Barbosa Universidade Federal de São Carlos
  • Aline Cristina Martins Gratão Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Cuidadores, Doença de Alzheimer, Idoso, Cognição, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: As intervenções cognitivas podem ser importantes estratégias de apoio aos cuidadores de idosos com doença de Alzheimer (DA), uma vez que melhoram sua saúde física e mental. Objetivo: Avaliar e analisar os efeitos de intervenção psicoeducativas com enfoque em treino cognitivo sobre a cognição, ansiedade, estresse e sobrecarga em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, controlado e cego realizado com 37 cuidadores informais divididos em Grupo Intervenção Domiciliar (GID) e Grupo Controle (GC). Os participantes foram avaliados antes e após a intervenção por meio do Addenbrooke’s Cognitive Examination-Revised, Escala de Estresse Percebido, Inventário de Depressão e Ansiedade de Beck e Escala de Sobrecarga de Zarit. Resultados: Houve melhora significante no GID para sintomas de estresse (p= 0,0027), cognição (p= 0,003; p= 0,008), atenção/orientação (p= 0,004), memória (p= 0,017) e fluência verbal (p= 0,023). Quanto ao GC, apesar da melhora nos parâmetros, essa não foi significativa. Conclusão: A intervenção em cuidadores de forma domiciliar é uma importante ferramenta para a melhora na cognição e estresse em cuidadores de idosos com DA, mas não parece ter a mesma eficácia para sintomas de sobrecarga, o que evidencia a necessidade de estratégias específicas para este domínio.

Biografia do Autor

Ana Julia de Souza Caparrol, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brasil.

Gabriela Martins, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brasil.

Gustavo Carrijo Barbosa, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Gerontologia, Programa de Pós Graduação em Gerontologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brasil.

Aline Cristina Martins Gratão, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciências, Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brasil.

Publicado

2021-10-19

Como Citar

Caparrol, A. J. de S., Martins, G., Barbosa, G. C., & Gratão, A. C. M. (2021). Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer’s disease. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 29, e2886. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2886

Edição

Seção

Artigo Original