Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior/ Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Educação de Pessoas com Deficiência Visual, Deficientes visual, Educação Superior, Inclusão Escolar

Resumo

Introdução: O número de estudantes com deficiência visual que ingressam no ensino superior tem sido expressivo graças às políticas de ações afirmativas e às mudanças na educação básica destinadas a este grupo nos últimos anos. Em vista dessas mudanças, o acesso à informação e as condições de acessibilidade disponibilizadas nas Instituições de Ensino Superior devem ser prioridades para garantir a permanência desses estudantes na universidade. Objetivo: Analisar a produção científica sobre a inclusão educacional das pessoas com deficiência visual, especificamente no que diz respeito à permanência em instituições de ensino superior. Método: Revisão integrativa realizada nos ambientes virtuais de acesso público, como o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO), combinando os seguintes descritores: baixa visão, ensino superior, cegueira, acessibilidade, tecnologia assistiva e deficiência visual. Resultados: 21 artigos foram selecionados, organizados e submetidos à análise, possibilitando a identificação de uma categoria: acesso e permanência de estudantes com deficiência visual no ensino superior; e duas subcategorias: formação docente para atuação com estudantes com deficiência visual; disponibilidade de recursos materiais nas instituições de ensino superior. Conclusão: A análise do material indica que, embora o acesso ao ensino superior das pessoas com deficiência esteja legalmente amparado, é necessária uma efetiva inclusão desses estudantes nas instituições, evidenciando que não basta apenas possibilitar o ingresso, se não houver estruturas físicas adequadas e recursos materiais disponíveis e acessíveis que garantam a permanência do estudante com deficiência visual.

Biografia do Autor

Jailma Cruz Silva, Universidade Federal da Bahia

Mestre no Programa de Pós - Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade – PPGEISU/IHAC/UFBA

Adriana Miranda Pimentel, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade – PPGEISU/UFBA - Salvador/Ba, Brasil
e do Programa de Pós-Graduação em Ciências em eabilitação – PPGREAB/UFBA.

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Silva, J. C., & Pimentel, A. M. (2021). Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior/ Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 29, e2904. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2904

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura