Atuação de terapeutas ocupacionais com idosos frágeis/ Intervention of occupational therapists with frail elderly

Autores

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Idoso, Prática Profissional

Resumo

Introdução: Terapeutas ocupacionais compõem as equipes que prestam assistência a idosos frágeis em diferentes contextos de atenção, dentre eles saúde, assistência social e cultura. Objetivo: Identificar a atuação de terapeutas ocupacionais com idosos frágeis. Método: Estudo qualitativo e exploratório. Realizaram-se entrevistas com terapeutas ocupacionais que atuam com idosos frágeis na cidade de São Paulo, SP, Brasil, utilizando roteiro semiestruturado de questões. Empregou-se a técnica “bola de neve”. Os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: Foram entrevistadas nove terapeutas ocupacionais atuantes na saúde, assistência social e cultura. As categorias encontradas foram: I) ações desenvolvidas por terapeutas ocupacionais na assistência a idosos frágeis; II) trabalho em equipe e articulação de saberes, contribuições e desafios; III) articulação de redes e intersetorialidade; IV) aspectos relevantes na assistência integral a idosos frágeis. As entrevistadas realizam ações diversificadas, considerando a inserção cultural e social do idoso e as políticas públicas; compartilhadas com profissionais da equipe e com serviços da rede setorial e intersetorial; além de incluírem cuidadores na assistência prestada aos idosos frágeis. Conclusão: Dentre os desafios encontrados pelas terapeutas ocupacionais na atuação com idosos frágeis, encontra-se a incorporação das premissas da integralidade, intersetorialidade e trabalho em equipe. As diferentes ações realizadas estão amparadas nas políticas públicas para o envelhecimento, e buscam o cuidado singular baseado na complexidade biopsicossocial e nos aspectos contextuais que influenciam o envelhecimento. Os resultados indicam a necessidade de ampliação da inserção de terapeutas ocupacionais em equipes que ofertam cuidados para idosos frágeis em diferentes contextos de atenção.

Biografia do Autor

Amanda de Souza Nunes, Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

Terapeuta Ocupacional especialista em Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química

Marina Picazzio Perez Batista, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Ciências. Especialização em atendimento interdisciplinar em Gerontologia. Terapeuta Ocupacional do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Terapeuta Ocupacional do Laboratório GeronTO: Estudos e ações em Terapia Ocupacional e Gerontologia. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

Maria Helena de Morgani Almeida, Universidade de São Paulo

Terapeuta Ocupacional. Especialização em Gerontologia Social. Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Professora Doutora do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Campus São Paulo. Coordenadora do Laboratório GeronTO: Estudos e ações em Terapia Ocupacional e Gerontologia. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Publicado

2021-10-19

Como Citar

Nunes, A. de S., Perez Batista, M. P., & Morgani Almeida, M. H. de. (2021). Atuação de terapeutas ocupacionais com idosos frágeis/ Intervention of occupational therapists with frail elderly. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 29, e2921. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2921

Edição

Seção

Artigo Original