O papel da terapia ocupacional na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes e estudantes da área/ The role of occupational therapy in primary health care: perspectives from professors and students

Autores

  • Rodrigo Alves dos Santos Silva Universidade Federal de São Carlos-UFSCar Universidade Federal de Sergipe - UFS http://orcid.org/0000-0002-0943-4775
  • Stella Maris Nicolau Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP), Campus Baixada Santista, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5348-2726
  • Fátima Corrêa Oliver Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP, Brasil Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7288-8921

Palavras-chave:

Formação Profissional em Saúde, Sistema Único de Saúde, Ensino

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender as perspectivas de docentes e estudantes brasileiros sobre o papel da terapia ocupacional na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de estudo de caráter exploratório e com metodologia qualitativa realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas com 17 docentes e de nove rodas de conversa com a participação de 67 estudantes. A análise temática revelou duas categorias: 1- Contribuições da terapia ocupacional para a Atenção Primária à Saúde; e 2- O papel específico da terapia ocupacional na Atenção Primária à Saúde, que se traduzem em oferta de cuidado integral, compreensão ampliada do contexto territorial, do cotidiano e ações dirigidas à promoção da participação nas atividades em diversas áreas da vida das pessoas atendidas. No entanto, a terapia ocupacional na Atenção Primária à Saúde necessita ser ainda mais explorada para que seja possível sistematizar e aprofundar o desenvolvimento de suas práticas na APS.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Alves dos Santos Silva, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe. Terapeuta Ocupacional, formado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, em 2011. Mestre e doutor em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar.

Stella Maris Nicolau, Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP), Campus Baixada Santista, SP, Brasil.

Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP), Campus Baixada Santista, SP, Brasil. Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo-USP (1988), mestre em Psicologia Social pela USP (2003) e doutora em Ciências pelo Programa de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (2012).

Fátima Corrêa Oliver, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP, Brasil Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado (1990) e doutorado (1998) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP)

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Silva, R. A. dos S., Nicolau, S. M., & Oliver, F. C. (2021). O papel da terapia ocupacional na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes e estudantes da área/ The role of occupational therapy in primary health care: perspectives from professors and students. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 29, e2927. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2927

Edição

Seção

Artigo Original