A integração sensorial e a sua importância na aprendizagem das crianças com transtorno do espectro autista

Autores

Resumo

A integração sensorial é estudada por múltiplas abordagens teóricas que justificam a sua importância para integrar a informação proveniente dos diferentes sentidos e desenvolver uma resposta adaptada ao ambiente. Além disso, a literatura científica tem demonstrado que existe uma relação estreita entre a integração sensorial e a aprendizagem. O objetivo deste artigo é abordar o conceito de integração sensorial e a sua influência na aprendizagem, especialmente em crianças com transtorno do espectro autista. A metodologia utilizada foi uma revisão narrativa da literatura, orientada pelo objetivo da investigação. As bases de dados consultadas foram: Web of Science, SCOPUS, Dialnet, RedaLyC. Os principais descritores foram: Integração Sensorial, Aprendizagem e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os resultados obtidos apoiam a ideia de que as crianças com TEA frequentemente apresentam dificuldades neste processo de integração sensorial e que esta é a causa explicativa de alguns dos problemas de aprendizagem e comportamento que elas apresentam. Espera-se que este trabalho sensibilize para a necessidade de considerar este aspecto durante o diagnóstico e/ou intervenção a fim de favorecer a inclusão real das crianças com Transtorno do Espectro Autista na sociedade.

Biografia do Autor

Paola Ruiz-Bernardo, Universidad JaumeI

Ruiz-Bernardo, Paola (ruizma@uji.es).PhD in Education in the Jaume I University in Castellón, Spain. She is professor in the Department of education and researcher in the IDOCE research group in the Jaume I University in Castellón. Her main research activity is related to inclusive education. Her mail address is: Facultad de Ciencias Humanas y Sociales. Campus de Riu Sec. 12071-Castellón (Spain).

Downloads

Publicado

2022-01-18

Como Citar

Vives-Vilarroig, J., Ruiz-Bernardo, P., & García Gómez, A. . (2022). A integração sensorial e a sua importância na aprendizagem das crianças com transtorno do espectro autista. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 30, e2988. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2988

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura