Editorial

Autores

  • Marina Silveira Palhares
  • Michelle Selma Hahn bbb

Resumo

Tendo sido eleita Pro-Reitora de Extensão da UFSCar não posso mais conduzir  na função de Editora, nossos Cadernos de Terapia Ocupacional. 0 Departamento de Terapia Ocupacional indicou para esta importante função a Professora Dra. Michelle Selma Hahn que, para nossa alegria, aceitou e iniciou seus trabalhos ao final deste ano. Assim, este editorial tem um gosto de despedida e de boas vindas... Com 0 coração aberto e feliz gostaria de agradecer a colaboração fraterna e graciosa de autores, conselho editorial e consultivo e demais parceiros por todos estes anos de trabalho conjunto. Neste período conseguimos, juntos, manter a frequencia da revista, torná-la mais visível no Brasil, trazendo importantes contribuições de outras regiões de nosso país. Este editorial escrito a quatro mãos marca, portanto, este momento de troca de editoras. Este numero se inicia com 0 artigo A farda que e um fardo: 0 estresse profissional na visão de militares do corpo de bombeiros. 0 título e bastante criativo e retrata bem 0 que 0 artigo discute: os fatores estressorese seus reflexos na saúde de militares do corpo de bombeiros, segundo a perspectiva desses profissionais. 0 segundo artigo 0 Terapeuta Ocupacional como facilitador do processo educacional de crianças com dificuldades de aprendizagem apresenta um tema bastante interessante e importante visto a ampliaçao desta área de atuação em nossa profissão. 0 terceiro artigo Tipos de abordagens nas publicações sobre a síndrome do túnel do carpo apresenta um trabalho de revisão e tem uma importante contribuição para a Terapia Ocupacional pelo levantamento extenso feito em base de dados do Scielo, lembrando a importância do trabalho do terapeuta ocupacional para as pessoas ecometidas pela STC. A seguir, temos 0 Relato da experiência de aprimoradas do programa de Terapia Ocupacional em saúde mental em uma enfermaria de pediatria. Este relato deve interessar aos profissionais e alunos tanto na área clínica como na área, acadêmica, por se tratar da atuação de recém formados em uma atuação que abrange a criança e seu acompanhante. o quinto artigo Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional nos processos socioeducacionais da pessoa com deficiência mental, se propõe a discutir a atuação do profissional nos processos educacionais envolvendopessoas com deficiência mental a partir do referencial teórico de Vygotsky.

Finalizamos com os resumos de uma tese de Doutorado a avaliação da grade curricular e conhecimentos de residentes em pediatria sobre vigilância do desenvolvimento e de uma dissertação de Mestrado Educadores Sociais e suas praticas junto a jovens: 0 cotidiano de ONGs na cidade de Campinas/SP.

Não podemos deixar de registrar 0 nosso mais profundo agradecimento a colega Marina que durante os últimos anos se dedicou intensamente a função de Editora Responsável desta publicação. Esperamos na nova Editoria poder dar continuidade ao trabalho com a mesma responsabilidade e dedicação, a colega que me antecedeu.

Publicado

2010-04-15

Como Citar

Palhares, M. S., & Hahn, M. S. (2010). Editorial. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 16(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/315

Edição

Seção

Editorial