Participação ocupacional e inclusão social da comunidade LGBTIQ+ na região de Magalhães e Antártica Chilena

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Resumo

Introdução: Pessoas em diversidade sexual têm sido violadas em seus direitos humanos e marginalizadas de participar de alguns espaços e ocupações em decorrência de preconceitos e construções sociais que se impuseram como cultura predominante ao longo da história. Objetivos: Conhecer a percepção de pessoas da comunidade LGBTIQ+ sobre sua inclusão social e participação ocupacional nos diferentes espaços da vida cotidiana na região de Magalhães e Antártica Chilena. Método: Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a pessoas LGBTIQ+ entre 20 e 40 anos, as histórias foram interpretadas por meio de análise de conteúdo, utilizando metodologia qualitativa com abordagem descritiva. Resultados: Obtêm-se opiniões divergentes em relação à participação ocupacional das pessoas LGBTIQ+, apontando algumas experiências positivas de aceitação, porém predominam experiências de discriminação e violência, bem como situações de injustiça ou privação ocupacional em decorrência de preconceitos e crenças, tanto social como pessoais, (consciência ocupacional). De acordo com os relatos, são levantadas necessidades e propostas para alcançar a participação ocupacional e a inclusão plena. Conclusões: A participação ocupacional e a inclusão social da comunidade LGBTIQ+ é afetada pela discriminação, preconceito e crenças das pessoas da região de Magalhães, mostrando que o progresso ainda é necessário, gerar capacitação e reeducação - espaços de educação relacionados à diversidade sexual e de gênero, desconstruindo os preconceitos e crenças que ainda persistem na região.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Candia, O. P., Villegas, K. R. ., Soliz, C. S., & Navarrete, L. V. . (2022). Participação ocupacional e inclusão social da comunidade LGBTIQ+ na região de Magalhães e Antártica Chilena. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 30, e3241. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3241

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