Contribuição da terapia ocupacional para a organização da rotina de mulheres submetidas a tratamento cirúrgico para câncer de mama: um enfoque nas Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD)

Autores

Palavras-chave:

Câncer de Mama, Redes de Apoio Social, Atividades Cotidianas, Oncologia

Resumo

Introdução: Mastectomia radical modificada e quadrantectomia são os principais tratamentos cirúrgicos para o câncer de mama; no entanto, podem ocasionar desordens físicas, mentais, sociais e ocupacionais à paciente e sua rede de apoio. Objetivo: Analisar o efeito de orientações terapêuticas ocupacionais pré-cirúrgicas na rede de apoio de mulheres submetidas à cirurgia para tratamento de câncer de mama para organizar sua rotina pós-cirúrgica com foco nas Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD). Método: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivoexploratório e longitudinal realizado com 14 mulheres diagnosticadas com câncer de mama e indicadas à cirurgia eletiva, consistindo em orientações personalizadas a sua rede de apoio. Os dados foram coletados em dois momentos: pré- e pós-cirúrgico (após 30 dias) por meio de entrevista semiestruturada via videoconferência gravada e explorados por análise de conteúdo. Resultados: As principais orientações fornecidas aos familiares incluíam estratégias para adaptação, graduação e delegação das atividades mais significativas para as participantes. Os achados da pesquisa foram divididos nas seguintes categorias: Família como rede de apoio e o processo de recuperação; Desafios do cuidado; Retorno ao desempenho das AIVD; Segurança da integridade física e emocional; e O terapeuta ocupacional como rede de apoio. As participantes destacaram a relevância do estudo e anseio por ampla cobertura assistencial da terapia ocupacional. Conclusão: Os achados sugerem eficácia nas intervenções voltadas à organização da rotina de mulheres mastectomizadas a partir da instrumentalização da rede de apoio para o cuidado colaborativo.

Publicado

2022-12-26

Como Citar

Camargo, M. J. G. de, Santos, C. R. A. de A. dos, Ferreira, J. N. de F., & Abonante, K. S. F. B. (2022). Contribuição da terapia ocupacional para a organização da rotina de mulheres submetidas a tratamento cirúrgico para câncer de mama: um enfoque nas Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD). Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 30, e3328. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3328

Edição

Seção

Artigo Original