Terapia ocupacional e socioeducação: uma trajetória institucional de acompanhamento de adolescentes e jovens durante quatro décadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE259933961

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Adolescente, Vulnerabilidade Social

Resumo

O Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (COMEC), uma organização da sociedade civil, tem adotado, como pilares de atendimento, desde sua fundação em 1980, a garantia dos princípios fundamentais dos direitos humanos e o fomento da socioeducação como ferramenta de intervenção e transformação. Sua história de atendimento em meio aberto de adolescentes e jovens em conflito com a lei e suas famílias precede as premissas e diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do Sistema Único de Assistência Social e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. O COMEC se tornou uma referência no município de Campinas, SP, Brasil na execução das medidas socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), por meio do desenvolvimento de um trabalho sólido no campo da assistência social. Este estudo tem a finalidade de apresentar a trajetória da atuação da terapia ocupacional no COMEC de 1984 a 2022, por meio de uma parceria de ensino-extensão universitária realizada pelo Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP. Desde então, terapeutas ocupacionais têm composto as equipes técnicas de LA e PSC como profissionais de referência essenciais para o desenvolvimento desse trabalho, bem como assumido atividades de gestão. A terapia ocupacional tem contribuído de modo potente e diversificado para a oferta de acompanhamento a adolescentes, jovens e famílias e tem acumulado experiências na execução de medidas socioeducativas que podem contribuir para seus repertórios de ação.

Publicado

2023-07-13

Como Citar

Vedovello, A. J. S., Santamaria, L. M. ., Said, G. A. D. ., Rosa, T. H. Y., & Galheigo, S. M. . (2023). Terapia ocupacional e socioeducação: uma trajetória institucional de acompanhamento de adolescentes e jovens durante quatro décadas. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31(spe), e3396. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE259933961

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso