Terapia Ocupacional Social, pandemia e interculturalidades: oficinas temáticas no contexto da mobilidade estudantil internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO260734031

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Imigração, Educação, Universidade, COVID-19

Resumo

Introdução: A pandemia de COVID-19 desencadeou transformações profundas nos modos de vida dos sujeitos, com reverberação significativa nas formas de socialização e nas práticas de ensino-aprendizagem. Objetivo: Apresentar os resultados da experiência de criação e desenvolvimento de oficinas temáticas interculturais vinculadas ao acolhimento e ao ensino de português de estudantes internacionais junto ao Programa Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) coordenado por docentes do curso de letras — Português como Língua Adicional (PLA) — e de terapia ocupacional social. Método: A interpretação crítica da experiência, seu ordenamento e reconstrução foram guiadas pela perspectiva da sistematização de experiências (SE), como proposto por Oscar Jara Holliday. O trabalho de campo envolveu duas perspectivas: análise dos diários de campo com registro das estagiárias de terapia ocupacional entre abril e outubro de 2020 e a realização de roda de conversa com os estudantes internacionais. Resultados: Foram tematizados quatro eixos de análise, interdependentes, que refletem percepções e releituras sobre os momentos iniciais da pandemia e seus reflexos no Brasil, especificamente no contexto da migração e do ensino superior. Conclusão: Pretende-se contribuir com reflexões sobre ações em terapia ocupacional social em contexto interdisciplinar, intercultural e multilíngue no âmbito da mobilidade para fins de estudo e da internacionalização do ensino superior, bem como analisar tecnologias desenvolvidas em tempos de distanciamento social e enfraquecimento de redes de suporte.

Publicado

2023-07-13

Como Citar

Andrade, R. R., & Galvani, D. (2023). Terapia Ocupacional Social, pandemia e interculturalidades: oficinas temáticas no contexto da mobilidade estudantil internacional. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31(spe), e3403. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO260734031

Edição

Seção

Artigo Original