Tutoriais virtuais pós-pandemia: implicações para a aprendizagem de estudantes de terapia ocupacional que estão realizando suas práticas profissionais

Autores

  • Cristian Mauricio Valderrama Nuñez Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile, Chile. https://orcid.org/0000-0002-2526-8033
  • Karina Roa Hernandez Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile, Chile. https://orcid.org/0000-0002-3869-9203
  • Caroline Landeros Díaz Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile, Chile. https://orcid.org/0000-0001-6708-4075
  • Jonathan Reyes Macías Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile, Chile. https://orcid.org/0000-0003-3271-1096
  • Macarena Quilabran Meneses Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile, Chile. https://orcid.org/0000-0002-4799-1142

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO265234602

Palavras-chave:

Estudantes, Professores Universitários, Aprendizagem Online, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: Os efeitos da virtualização na aprendizagem dos alunos do ensino superior ainda são incertos, durante o ano de 2022 as atividades presenciais foram retomadas e outras permaneceram no formato online. Estas últimas são objeto deste estudo. Objetivo: Identificar o alcance e os desafios das tutorias virtuais síncronas, realizadas no período pós-pandemia, com base na experiência e opinião de professores e alunos de curso de graduação em terapia ocupacional de uma universidade chilena. Metodologia: Metodologia mista, com informação produzida através de um grupo focal com 11 professores e através de um questionário respondido por 76 alunos. É realizada análise de conteúdo temática dos dados qualitativos e estatística descritiva dos dados quantitativos. Para a integração das informações produzidas, utiliza-se a triangulação de dados. Resultados: As tutorias virtuais síncronas são úteis para a aquisição de vários tipos de aprendizagem, como a capacidade de articular a teoria com a prática, caracterizando-se como um espaço que favorece o apoio emocional, oferece apoio mútuo aos alunos e permite o desenvolvimento do pensamento social, reflexivo e situado. Simultaneamente, os achados mostram a preferência dos alunos pela aprendizagem individual em detrimento da necessidade de produzir aprendizagem e conhecimento de forma colaborativa em tempos pós-pandemia. Conclusões: Sugere-se um número significativo e variado de metodologias nas tutorias virtuais síncronas e que estas considerem os contextos em que se desenvolve a prática profissional.

Biografia do Autor

Cristian Mauricio Valderrama Nuñez, Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile, Chile.

Director de carrera de Terapia ocupacional, facultad ciencias de la rehabilitacion. Universidad Andrés Bello, Concepción

Publicado

2023-05-01

Como Citar

Valderrama Nuñez, C. M., Roa Hernandez, K., Landeros Díaz, C. ., Reyes Macías, J., & Quilabran Meneses, M. (2023). Tutoriais virtuais pós-pandemia: implicações para a aprendizagem de estudantes de terapia ocupacional que estão realizando suas práticas profissionais. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3460. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO265234602

Edição

Seção

Artigo Original