A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES

Autores

  • DANIELLA OLIVEIRA RESENDE
  • PATRÍCIA MARTINS FERREIRA
  • SUELY MARQUES ROSA

Resumo

A inclusão escolar é um tema amplo e recentemente discutido no Brasil. As mães são, na maior parte dos casos, as responsáveis pelo acompanhamento escolar e clínico da criança. A pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Apoio ao Deficiente, na cidade de Goiânia, com 30 mães de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, que responderam a um questionário semiestruturado, contendo perguntas relacionadas ao seu conhecimento, percepção e opinião a respeito da educação inclusiva. O objetivo do estudo foi identificar, por meio do contato com as mães, que estão em vivência direta com a realidade da inclusão, como está realmente acontecendo esse processo e o que ainda deve ser mudado para que seus filhos sejam incluídos de fato nas escolas. Foi constatado que essas mães conhecem por experiência o que é necessário para que haja a inclusão, mas não conhecem as leis e os seus direitos. Elas percebem a importância da inclusão como estratégia para diminuir o preconceito e favorecer a interação, porém reconhecem que ainda falta muito para que a inclusão ocorra de forma efetiva.

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Publicado

2010-08-27

Como Citar

RESENDE, D. O., FERREIRA, P. M., & ROSA, S. M. (2010). A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 18(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/347

Edição

Seção

Artigo Original