Construção identitária profissional: percepção de estudantes de terapia ocupacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO267434891%20

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Identidade Social, Fundamentos, Formação Profissional

Resumo

Introdução: A identidade profissional é construída por diversos fatores, porém, no debate entre terapeutas ocupacionais, aparece uma divergência entre um desejo de uma identidade única e estabelecida ou identidades complexas e dinâmicas. Objetivo: Compreender as percepções de estudantes de terapia ocupacional sobre a identidade profissional, definindo os elementos constitutivos desse processo. Método: Pesquisa de método quantitativo-qualitativo e descritivo é composta por análises temáticas de um questionário on-line, respondido por 177 estudantes de cursos de graduação em terapia ocupacional de 23 Instituições de Ensino Superior brasileiras. Apresenta as análises de sete questões (abertas e/ou fechadas) em busca de elementos identitários, que foram categorizados tematicamente em: saberes, fazeres e posturas; públicos, demandas e especialidades; e contribuições da profissão. Resultados: São revelados o uso de termos, valores e posturas profissionais (como atividade, ocupação, cuidado, inclusão, humanização e criatividade); públicos-alvo (como pessoas com dificuldades, deficiências e condições relacionadas à saúde, ao social e à educação); além de procedimentos e objetivos da prática (como autonomia, independência e qualidade de vida). Os resultados mostram a relação da identidade com a busca pelo reconhecimento social, os públicos com os quais a profissão se dedica, identifica demandas e constitui compromissos ético-políticos, além de posturas, valores, predominantemente relacionados à saúde e à reabilitação. Conclusão: Os fazeres, saberes, posturas, públicos, demandas, especialidades e contribuições da profissão apareceram como elementos identitários da profissão e revelam, por meio dos interesses, definições e explicações sobre a profissão, a relação entre a construção de pertencimento e a multiplicidade de perspectivas epistêmicas internacionais e nacionais usadas de forma complementares e sem distinção aparente.

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Bertossi, T. da S., Cardinalli, I. ., & Silva, C. R. (2023). Construção identitária profissional: percepção de estudantes de terapia ocupacional. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3489. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO267434891

Edição

Seção

Artigo Original