POSSIBILIDADES DE AÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONGRUÊNCIA COM A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • GERUSA FERREIRA LOURENÇO
  • MARIA FERNANDA BARBOZA CID

Resumo

 

Com o advento da proposta de educação inclusiva, a atuação do terapeuta ocupacional tem se tornado cada vez mais constante junto ao sistema educacional. De forma a entender e a contribuir com a produção teórica de como tem ocorrido essa prática no país, este trabalho tem como objetivo destacar as possibilidades de intervenção junto à educação infantil principalmente voltada para a prevenção primária e promoção do desenvolvimento infantil e discutir o quanto essa prática está sim em consonância com os preceitos da educação inclusiva. Desse modo, uma contextualização é realizada com uma apresentação sobre a educação inclusiva, a atuação do terapeuta ocupacional nos sistemas educacionais com foco na promoção do desenvolvimento, e a estrutura da educação infantil. Para embasar essa discussão, foi realizada uma busca por exemplos de atuação do terapeuta ocupacional no contexto da educação infantil nos principais veículos de publicação da área no país. Seis estudos são apresentados como exemplos de prática, a partir dos quais se conclui que a intervenção do terapeuta ocupacional está preocupada em garantir condições de desenvolvimento pleno de todos os alunos, independente da presença de alunos com deficiências mais severas, e que esse novo caminho deve fazer parte do processo de formação inicial em terapia ocupacional.

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Publicado

2010-08-27

Como Citar

LOURENÇO, G. F., & CID, M. F. B. (2010). POSSIBILIDADES DE AÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONGRUÊNCIA COM A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 18(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/352

Edição

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Artigo Original