A saúde mental das crianças durante a pandemia da COVID-19: uma perspectiva de professores de uma Unidade de Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO272235481

Palavras-chave:

Saúde Mental, Criança, Educação, COVID-19

Resumo

Introdução: Estudos têm alertado para os prejuízos da COVID-19 na vida de crianças e adolescentes nos âmbitos do aprendizado, relações sociais e saúde mental, assim como no desenvolvimento de modo geral. Objetivos: Compreender a percepção dos professores sobre as implicações da pandemia da COVID-19 na saúde mental de crianças de uma Unidade de Educação Infantil. Método: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa. Foram participantes seis professores de uma Unidade de Educação Infantil pública. Os dados foram coletados remotamente utilizando-se formulários de caracterização do participante e entrevistas semiestruturadas e posteriormente investigados por meio de análise temática e do referencial teórico-metodológico da saúde mental e atenção psicossocial. Resultados: Os resultados apontaram uma compreensão ampliada dos professores sobre saúde mental, envolvendo aspectos para além do quadro clínico e sintomas. Além disso, a partir da percepção dos professores, a escola pode adotar estratégias para promover a saúde mental das crianças e apoiar seus familiares em um cenário de inúmeras adversidades e dificuldades, que causaram uma série de prejuízos à saúde mental e ao desenvolvimento dessa população. Conclusão: Espera-se que este estudo possa contribuir não só para a compreensão de uma realidade nova e emergente, que está sendo reinventada dia após dia, mas também para novas reflexões e discussões acerca das estratégias de intervenção e políticas públicas voltadas à saúde mental de crianças.

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Fernandes, A. D. S. A., Gini, C. C., Speranza, M., & Gasparini, D. A. (2023). A saúde mental das crianças durante a pandemia da COVID-19: uma perspectiva de professores de uma Unidade de Educação Infantil. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3548. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO272235481

Edição

Seção

Artigo Original