Barreiras e facilitadores ambientais na participação da criança com paralisia cerebral em atividades de recreação e lazer: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR278236231

Palavras-chave:

Participação Social, Criança, Paralisia Cerebral, Atividades de Lazer, Recreação

Resumo

A participação de crianças com paralisia cerebral (PC) em atividades de recreação e lazer pode ser influenciada por fatores ambientais. O reconhecimento e compreensão desses fatores como barreiras ou facilitadores dessas atividades são essenciais para garantir o direito de participação dessas crianças em condições de igualdade com as demais pessoas da sociedade. Neste contexto, o objetivo desta revisão integrativa foi identificar as barreiras e facilitadores ambientais na participação de crianças com PC em atividades de recreação e lazer. Utilizou-se o método de revisão integrativa proposto por Whittemore e Knafl (2005). Estudos publicados entre 2011 e 2022 nos idiomas português e/ou inglês foram selecionados a partir das fontes de indexação MEDLINE via PubMed, EMBASE, SciELO, LILACS, SCOPUS e Web of Science. Nove estudos foram incluídos na revisão – a maioria de desenho transversal e abordagem qualitativa. Os seguintes facilitadores da participação foram identificados: apoio dos pais, pares e professores; interação com adultos; terapias; condições materiais; atividades em casa, na escola e na comunidade; diversidade de brinquedos; e atividades culturais. As seguintes barreiras à participação foram identificadas: falta de acesso a transportes públicos; atitudes negativas; falta de escolha e menor interação dos pais; e falta de adequação das atividades. A Classificação de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e os conceitos pirâmide de participação e família de constructos foram fundamentais para identificar as barreiras e facilitadores ambientais na participação de crianças com PC. Sugere-se que estudos futuros sejam conduzidos para avaliar a qualidade e a força da evidência para participantes com 11 anos de idade incompletos.

Publicado

2024-03-06

Como Citar

Menezes, I., Curi, H. T., & Jurdi, A. P. S. (2024). Barreiras e facilitadores ambientais na participação da criança com paralisia cerebral em atividades de recreação e lazer: uma revisão integrativa . Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 32, e3623. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR278236231

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura