DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DO MUNICÍPIO DE UBERABA AO EXPLICAREM A TERAPIA OCUPACIONAL / DIFFICULTIES ENCOUNTERED BY OCCUPATIONAL THERAPY STUDENTS AND PROFESSIONALS TO EXPLAIN THE PROFESSION IN THE CITY OF UBERADA

Autores

  • CAROLINE PENTEADO DE ASSIS
  • MARIA PAULA PANÚNCIO PINTO

Resumo

Diante da complexidade envolvida no processo de compreensão da Terapia Ocupacional devido à existência de multiplicidades discursivas e práticas a partir das inúmeras possibilidades e das diversidades de atuação, estudantes e profissionais podem encontrar problemas ao explicarem a profissão. Assim este estudo identificou quais as possíveis dificuldades encontradas por estudantes e profissionais ao explicarem a Terapia Ocupacional. Participaram desta pesquisa 34 sujeitos, 17 estudantes e 17 profissionais. Ela foi realizada no município de Uberaba e utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado com seis perguntas. Os dados foram expostos de forma comparativa e analisados a partir da frequência de ocorrência e análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a dificuldade mais citada entre os estudantes foi a diferenciação da Terapia Ocupacional de outras profissões, já entre os profissionais a explicação foi a diversidade de atuação do terapeuta ocupacional. A partir dos resultados da pesquisa foi possível observar que o fator tempo e a experiência profissional podem ser entendidos como facilitadores do processo de elaboração da explicação, evidenciado pela maior maturidade dos profissionais.

Downloads

Publicado

2010-11-19

Como Citar

DE ASSIS, C. P., & PINTO, M. P. P. (2010). DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DO MUNICÍPIO DE UBERABA AO EXPLICAREM A TERAPIA OCUPACIONAL / DIFFICULTIES ENCOUNTERED BY OCCUPATIONAL THERAPY STUDENTS AND PROFESSIONALS TO EXPLAIN THE PROFESSION IN THE CITY OF UBERADA. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 18(3). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/380

Edição

Seção

Artigo Original