Editorial

Autores

  • Comissão Editorial UFSCAR

Resumo

A publicação do presente número dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar marca o estabelecimento de importantes linhas de mudanças, tanto na forma quanto no conteúdo, em nossas edições.

Visando à disponibilização de um número maior de informações referentes ao periódico e ao seu processo de editoração, a favorecer e tornar mais agradável a leitura de nossos textos, assim como à sua modernização, trabalhamos com uma nova diagramação, desde a capa até a apresentação dos diferentes materiais.

A partir deste volume, suprimimos a sessão “Resumo de Teses e Dissertações”. Ela foi criada

, em 1996, com o intuito de divulgar pesquisas de mestrado e doutorado realizadas por terapeutas ocupacionais em Programas de Pós-Graduação de áreas de interface. Atualmente, com o acesso eletrônico ampliado, tais informações são mais facilmente acessadas, não sendo mais necessário que nos dediquemos a uma sessão com essa finalidade. Ainda, convidamos os colegas recentemente titulados a divulgarem conosco os resultados de seus trabalhos de pesquisa no formato de artigos originais.

Foram feitos, também, alguns ajustes em nossas antigas normas de submissão de trabalhos. Com isso, incluímos especificações relacionadas à publicação de “Ensaios Clínicos”, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde, bem como aprimoramos os documentos “Declaração de Responsabilidade e Conflito de Interesses” e “Transferência de Direitos Autorais”. Sugerimos a todos os nossos colaboradores que consultem as novas “Instruções aos Autores”.

Outra mudança que se instala é a atribuição do DOI –

Digital Object Identifier – aos nossos textos. Dado o crescimento do meio eletrônico como espaço de divulgação científica, o registro de artigos passa a ser uma medida de segurança, na medida em que atribui uma forma de identificação do objeto por toda a sua vida útil. Assim, a partir deste volume, o material publicado pelos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar está eletronicamente identificado, podendo ser acessado também por meio de seu endereço DOI, disponível na primeira página de cada texto.

Nesse período, assim como ocorreu em 2009 e 2010, oferecemos apoio técnico-científico para eventos relevantes para a área de terapia ocupacional no Brasil e na América Latina. Desse modo, publicamos como suplemento especial os anais do XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, realizados em outubro último, evento de porte internacional e com relação ao qual é de fundamental importância o registro e a memória de sua realização.

Conforme vimos anunciando, todos os esforços dos últimos anos, somados àqueles de todas as pessoas envolvidas na trajetória dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, engendram-se na busca da solidificação de nossa repercussão, circulação e qualificação nacional e internacional. Nessa direção, é com muita satisfação que informamos que recebemos parecer favorável de indexação na LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, que se configura como uma importante base de dados científica da área de saúde. Esse resultado demonstra a relevância das ações empregadas e nos indica a correção dos caminhos editoriais que têm sido assumidos pelos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Estamos cientes de desafios que ainda permanecem  e para o seu enfrentamento contamos com aqueles interessados em construir, no escopo do debate acadêmico, o conhecimento em terapia ocupacional.

Reafirmamos nossos propósitos para operacionalizar o trabalho necessário na direção da divulgação da produção da terapia ocupacional brasileira, tarefa para a qual temos a certeza de poder continuar contando com o apoio dos autores, consultores e membros do nosso Conselho Editorial, bem como com aquele advindo de pesquisadores do campo da terapia ocupacional e de áreas afins

.

Boa leitura a todos!

Comissão Editorial dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

Editorial, C. (2011). Editorial. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 19(3). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/508

Edição

Seção

Editorial