Ações de terapeutas ocupacionais na atenção à pessoa com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas/Actions of occupational therapists in the care of people with problems related to use of alcohol and other drugs

Autores

  • Adriana Maria Nogueira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Andrea Ruzzi Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.050

Resumo

Neste estudo exploratório descritivo buscou-se caracterizar as intervenções de terapeutas ocupacionais em espaços destinados ao atendimento de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, identificando a forma e frequência dos atendimentos e mapeando as principais atividades desenvolvidas e os seus objetivos. Os sujeitos da pesquisa foram captados por meio da Técnica Bola de Neve, participando 11 terapeutas ocupacionais atuantes em sete estados da federação. A coleta de dados ocorreu de outubro a dezembro de 2011 por meio de questionário estruturado autoexplicativo e autoaplicável, elaborado pelas autoras, o qual indagou ao profissional entrevistado sobre sua formação (graduação, especializações/títulos, tempo de atuação na área da dependência química) e sobre sua atuação profissional (forma e frequência dos atendimentos, critérios que norteiam a escolha da forma e frequência dos atendimentos, atividades mais utilizadas nos atendimentos e principais objetivos a serem alcançados com a realização de tais atividades). Verificou-se que são realizados atendimentos individuais e grupais, com frequência de duas vezes ou mais por semana. As atividades mais desenvolvidas são as autoexpressivas; as atividades manuais; e aquelas relacionadas à educação em saúde, autocuidado e reorganização do cotidiano. Os objetivos mais relatados foram: resgatar valores pessoais e sociais; ressignificar as atividades cotidianas; ampliar a corresponsabilização da família no tratamento; expressar sentimentos e conflitos internos; e usufruir de momentos de lazer e relaxamento. Concluiu-se que existe um comportamento variado entre os profissionais com relação à sua prática, apontando-se as diferentes concepções filosóficas e metodológicas envolvidas nesse processo.

Biografia do Autor

Adriana Maria Nogueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduanda do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Integrante do "Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas - NEPSMAD" da UFTM, certificado pelo CNPq.

Andrea Ruzzi Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestre em Ciências Médicas pela FMRP-USP (2007) e especialista em Saúde Pública e Saúde Mental, pela UNICAMP (2007). Doutoranda do Programa em Saúde na Comunidade da FMRP-USP. Professora Assistente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, atuando no ensino, pesquisa e extensão na Terapia Ocupacional com enfoque nas áreas de saúde mental, saúde coletiva e dependência química.   

Downloads

Publicado

2014-09-02

Como Citar

Nogueira, A. M., & Pereira, A. R. (2014). Ações de terapeutas ocupacionais na atenção à pessoa com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas/Actions of occupational therapists in the care of people with problems related to use of alcohol and other drugs. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 22(2), 285–293. https://doi.org/10.4322/cto.2014.050

Edição

Seção

Artigo Original