A relação entre sujeitos com transtorno mental e equipamentos sociais/ The relationship between subjects with mental disorder and social facilities

Autores

  • Ana Carolina Moraes Dantas Moura Universidade Federal de Parnambuco
  • Vera Lúcia Dutra Facundes Universidade Federal de Parnambuco
  • Moema Luzia Barros de Moura Universidade Católica de Pernambuco
  • Ivo Andrade Lima Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Jucineide Lopes Borges Secretaria de Saúde de Recife e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.048

Resumo

O cuidado em saúde mental oferecido atualmente na atenção primária inclui ferramentas que apresentam o território comunitário como um espaço privilegiado para o novo processo de assistência. Nesse sentido, as intervenções junto à população com transtornos mentais devem voltar-se ao desenvolvimento de estratégias que busquem promover mudanças no espaço social ocupado por essas pessoas e à construção e/ou resgate de redes territoriais. Este estudo tem por objetivo conhecer a relação entre os indivíduos com transtorno mental e os equipamentos sociais da comunidade, por meio de investigação qualitativa com sete usuários com história de sofrimento psíquico, assistidos em uma unidade da Estratégia Saúde da Família. Foram identificados 97 equipamentos sociais na comunidade, distribuídos nas seguintes categorias: saúde, religião, educação, lazer, organização social e postos de trabalho. Observou-se que os usuários participavam apenas de atividades religiosas e recorriam à Estratégia Saúde da Família para cuidados de saúde. A escassez de espaços e atividades de lazer na comunidade acentua a dificuldade relativa à participação social desses sujeitos. Conclui-se que os sujeitos apresentaram relações restritas ao núcleo familiar, aos profissionais da saúde da Estratégia Saúde da Família e às atividades religiosas, o que reflete uma articulação frágil com a rede comunitária de cuidados. Esse fato indica a necessidade de expansão das ações de saúde mental  na atenção primária e reitera a prática da Terapia Ocupacional, contribuindo para ampliar as relações territoriais e cotidianas de sujeitos com necessidades psicossociais.

Biografia do Autor

Ana Carolina Moraes Dantas Moura, Universidade Federal de Parnambuco

Terapeuta ocupacional, Aluna do Programa de Residência em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. 

Vera Lúcia Dutra Facundes, Universidade Federal de Parnambuco

Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFPE, 

Professora Adjunto  do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Moema Luzia Barros de Moura, Universidade Católica de Pernambuco

Terapeuta Ocupacional, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco, Brasil. 

Ivo Andrade Lima Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Linguística pela UFPE
Professor Adjunto do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. 

Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão, Universidade Federal de Pernambuco

 

Mestre em Serviço Social pela UFPE

Professora Adjunto  do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. 

Maria Jucineide Lopes Borges, Secretaria de Saúde de Recife e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Mestrado Profissionalizante em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Brasil. Tutora da Residência em S. Mental da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Brasil. Terapeuta Ocupacional da Secretaria de Saúde de Recife e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco , Brasil. 

Downloads

Publicado

2014-09-02

Como Citar

Moraes Dantas Moura, A. C., Dutra Facundes, V. L., Barros de Moura, M. L., Andrade Lima Filho, I., Carvalho de Albuquerque Maranhão, L., & Lopes Borges, M. J. (2014). A relação entre sujeitos com transtorno mental e equipamentos sociais/ The relationship between subjects with mental disorder and social facilities. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 22(2), 263–270. https://doi.org/10.4322/cto.2014.048

Edição

Seção

Artigo Original