Parâmetros cinemáticos da marcha de criança com paralisia cerebral: Comparação entre diferentes formas de apoio / Kinematic gait parameters of a child with cerebral palsy: Comparison between different forms of support

Autores

  • Micheli Martinello Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Daiane Lazzeri de Medeiros Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Elaine Carmelita Piucco Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Lilian Gerdi Kittel Ries Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.015

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar características cinemáticas da marcha de uma criança com diplegia espástica durante a deambulação auxiliada por diferentes modalidades de apoio (apoio de uma muleta, duas muletas e cintura escapular) e assim determinar com base nas características biomecânicas da marcha a forma mais adequada de treinar a deambulação de uma criança com diplegia espástica. Participou do estudo uma criança de nove anos de idade, do sexo feminino e com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo diplegia espástica. Para avaliação clínica da função motora grossa foi utilizado o Gross Motor Function Classification System – GMFCS, o Gross Motor Function Measure – GMFM-88 e a Escala Modificada de Ashworth. A criança realizou cinco repetições da marcha com cada modalidade de apoio e por meio de análise cinemática foram obtidas variáveis espaço-temporais e angulares do quadril e joelho no plano sagital. Os valores que permaneceram mais próximos da marcha no desenvolvimento motor típico foram os obtidos na marcha com duas muletas, seguida do apoio escapular e, por último, da marcha com uma muleta. Verificou-se que a marcha com duas muletas foi a modalidade de apoio mais indicada considerando-se a funcionalidade e independência da criança avaliada. Contudo, a marcha com apoio da cintura escapular pode ser indicada para o treinamento de marcha durante a prática clínica, por estimular diferentes parâmetros espaço-temporais e angulares.

Biografia do Autor

Micheli Martinello, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC, 2008/02.  Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina/Udesc (2011), na linha de pesquisa Controle Postural e Desenvolvimento Motor.

Daiane Lazzeri de Medeiros, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, aluna de Mestrado pelo Programa de Pós graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina

Elaine Carmelita Piucco, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010), Especialização em Desenvolvimento Infantil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004), Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001), Fisioterapeuta Efetiva da Fundação Catarinense de Educação Especial desde 2002. Atualmente é Supervisora de Atividades Educacionais Nucleares com ênfase em pesquisa na Fundação Catarinense de Educação Especial e Professora do Curso de Fisioterapia da Faculdade IES-SC.

Lilian Gerdi Kittel Ries, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Biologia Buco-Dental, na linha de pesquisa Eletromiografia, pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora responsável pela disciplina Fisioterapia Aplicada à Pediatria II no curso de Graduação de Fisioterapia e professora no curso de Mestrado em Fisioterapia.

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Publicado

2014-04-28

Como Citar

Martinello, M., Medeiros, D. L. de, Piucco, E. C., & Ries, L. G. K. (2014). Parâmetros cinemáticos da marcha de criança com paralisia cerebral: Comparação entre diferentes formas de apoio / Kinematic gait parameters of a child with cerebral palsy: Comparison between different forms of support. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 22(1). https://doi.org/10.4322/cto.2014.015

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso