Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production

Autores

  • Adriano Percival Calvo FEG/UNESP/Guaratinguetá
  • Adriane Guzman Pasculli IB/UNESP/Rio Claro.
  • Cynthia Yukiko Hiraga IB/UNESP/Rio Claro.
  • Maria Candida Del Masso FFC/UNESP/Marília.
  • Ana Maria Pellegrini

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.053

Resumo

A dificuldade em produzir escrita proficiente muitas vezes pode ser detectada desde a infância. Do ponto de vista do controle motor, a escrita não proficiente pode estar vinculada à dificuldade de ativar adequadamente as sinergias motoras que dão suporte a essa habilidade. Assim, impor diferentes demandas de controle às sinergias motoras dos dedos pode proporcionar melhora na qualidade da escrita. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de intervenção, para crianças com dificuldades na escrita, composto por atividades manipulativas e pré-caligráficas que estimulam as sinergias motoras dos dedos por meio de diferentes demandas na produção de força. Trinta e quatro crianças, de 7 a 12 anos de idade, participaram do estudo. A qualidade da escrita foi avaliada pelo Minnesota Handwriting Assessment. Somente o grupo experimental, formado por 18 crianças, foi submetido ao programa de intervenção desenvolvido em 27 sessões, tendo cada sessão duração aproximada de 30 minutos. Os resultados indicam que o programa de intervenção proposto, baseado na variabilidade da demanda de produção de força, teve efeito positivo na qualidade da escrita, principalmente com relação ao tamanho das letras.

Biografia do Autor

Adriano Percival Calvo, FEG/UNESP/Guaratinguetá

 Doutorando em Engenharia Mecânica, Unesp, Guaratinguetá.

Adriane Guzman Pasculli, IB/UNESP/Rio Claro.

Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências.

Área:Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologia.

Cynthia Yukiko Hiraga, IB/UNESP/Rio Claro.

Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências.

Área: Aprendizagem e controle motor.

Maria Candida Del Masso, FFC/UNESP/Marília.

Departamento de Educação Especial, FFC/UNESP/Marília.

Downloads

Publicado

2014-09-02

Como Citar

Calvo, A. P., Pasculli, A. G., Hiraga, C. Y., Del Masso, M. C., & Pellegrini, A. M. (2014). Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 22(2), 317–325. https://doi.org/10.4322/cto.2014.053

Edição

Seção

Artigo Original