Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature review

Autores

  • Solange Raydan Rocha
  • Lílian de Fátima Dornelas
  • Lívia de Castro Magalhães

Resumo

Os avanços tecnológicos na assistência ao neonato têm levado ao aumento da sobrevida dosrecém-nascidos pré-termo. Esse aumento tem gerado preocupação quanto ao desenvolvimento desses bebêse provocado interesse dos pesquisadores em investigar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças quenasceram prematuramente. Revisar a literatura brasileira para identificar os principais instrumentos utilizadospara avaliar o desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo nos primeiro três anos de vida foi o objetivo destetrabalho. Foi realizado levantamento bibliográfico, nos anos de 1999 a 2011, nas bases de dados Lilacs e Scielo.Foram identificados 11 instrumentos de avaliação do desenvolvimento, sendo que, dos 24 artigos selecionadospara a revisão, a maioria (11; 45,83%) utilizou as escalas Alberta Infant Motor Scale (AIMS) (6; 54,5%) e oteste de triagem do desenvolvimento Denver II (TDD-II) (5; 45,5%). Há predomínio do uso de instrumentosreferenciados em normas, criados em outros países, sem validação para a criança brasileira. A revisão indicaa necessidade de mais pesquisas voltadas para a tradução e validação tanto dos testes importados como dosinstrumentos desenvolvidos no Brasil.

http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.015

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Publicado

2013-04-29

Como Citar

Rocha, S. R., Dornelas, L. de F., & Magalhães, L. de C. (2013). Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature review. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 21(1). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/736

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura