Da orientação profissional à inserção laboral de usuários de serviços de saúde mental em empreendimentos econômicos solidários/ From career guidance to the labor insertion of users of mental health services in solidarity economy enterprises

Autores

  • Letícia Gomes Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Lúcia Cortegoso Universidade Federal de São Carlos
  • Isabela Aparecida de Oliveira Lussi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.049

Resumo

Com o movimento da reforma psiquiátrica, refletir sobre a reabilitação de usuários de serviços de saúde mental na sociedade se tornou essencial. Visando à inclusão de usuários de serviços de saúde mental em empreendimentos econômicos solidários e buscando maneiras de favorecer essa inclusão, a implementação de processos de orientação profissional foi tomada como ferramenta potencial. O presente projeto de pesquisa teve como objetivo investigar o potencial do processo de orientação profissional como estratégia para a inserção de pessoas em empreendimentos econômicos solidários. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco participantes, sendo eles: dois usuários de serviços de saúde mental integrantes do programa de orientação profissional ocorrido em 2010, o técnico executivo responsável pelo acompanhamento do empreendimento econômico solidário onde houve a inserção desses usuários e dois cooperados não usuários de serviços de saúde mental desse mesmo empreendimento. Foi realizado também um exame das atas dos encontros dedicados à orientação profissional e os dados provenientes desse exame foram utilizados como complementação dos dados obtidos nas entrevistas. O tratamento dos dados foi subsidiado pelos pressupostos teóricos da Economia Solidária, da orientação profissional e da desinstitucionalização. Os resultados convergem na direção da orientação profissional como facilitadora da inserção dos usuários de serviços de saúde mental no empreendimento econômico solidário e embora algumas limitações tenham sido encontradas, apontando a necessidade de realizar novos estudos, os resultados permitem concluir que a orientação profissional é uma alternativa viável para facilitar a inclusão laboral dessa população.

Biografia do Autor

Letícia Gomes Silva, Universidade Federal de São Carlos

Aluna do 5º ano de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Bolsita Pibic/CNPQ durante de agosto de 2012 a agosto de 2013, Bolsista ITI-A/ CNPQ em 2011, bolsista Proex em 2010.

Atua principalemnte nas seguintes áreas: Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar, Saúde Mental, Orientação Profissional, Inclusão Laboral e Economia Solidária.

Ana Lúcia Cortegoso, Universidade Federal de São Carlos

Pós Doutora em Psicologia, Doutora em Psicologia da Educação, Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar São Carlos, SP, Brasil.

Isabela Aparecida de Oliveira Lussi, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciências, Docente do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-09-02

Como Citar

Silva, L. G., Cortegoso, A. L., & Lussi, I. A. de O. (2014). Da orientação profissional à inserção laboral de usuários de serviços de saúde mental em empreendimentos econômicos solidários/ From career guidance to the labor insertion of users of mental health services in solidarity economy enterprises. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 22(2). https://doi.org/10.4322/cto.2014.049

Edição

Seção

Artigo Original