Os caminhos que levaram à criação do Portal de Tecnologia Assistiva do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ / The paths that led to the creation of the Assistive Technology Portal of the UFRJ Occupational Therapy Course

Autores

  • Miryam Bonadiu Pelosi
  • Vera Lúcia Vieira de Souza
  • Rodrigo Cintra Vasquez Dias
  • Lindinete Telles Menezes
  • Lila Mara Oliveira

Resumo

O Portal de Tecnologia Assistiva nasceu do projeto Formação de Professores das Salas Multifuncionais
para o Desenvolvimento da Comunicação Alternativa com Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
e tem o objetivo de democratizar as informações na área de tecnologia assistiva. O estudo do qual ele foi o
principal produto objetivou planejar, implementar e avaliar os efeitos de uma formação destinada aos professores
das Salas de Recursos Multifuncionais no município do Rio de Janeiro. Para tanto, foi pesquisado o perfil dos
professores, dos alunos acompanhados por eles e da forma de funcionamento dessas salas. Participaram do estudo,
cuja metodologia foi a pesquisa-ação, 19 professores. Os instrumentos para coleta de dados compreenderam
questionários, cadernos de campo e a análise do material de Comunicação Alternativa, atividades pedagógicas
adaptadas, histórias e jogos desenvolvidos no curso. As estratégias de formação foram adequadas à demanda
do grupo e a metodologia foi extremamente favorável, pois permitiu que o grupo tivesse uma participação ativa
durante todo o processo de formação. O compartilhamento do material na internet foi precursor da ideia de
construção do Portal de Tecnologia Assistiva e a participação dos professores com suas considerações foram
fundamentais para o desenvolvimento do sítio eletrônico.

http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.030

Downloads

Publicado

2013-08-29

Como Citar

Pelosi, M. B., Souza, V. L. V. de, Dias, R. C. V., Menezes, L. T., & Oliveira, L. M. (2013). Os caminhos que levaram à criação do Portal de Tecnologia Assistiva do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ / The paths that led to the creation of the Assistive Technology Portal of the UFRJ Occupational Therapy Course. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 21(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/815

Edição

Seção

Artigo Original