Bandagem funcional - possível recurso coadjuvante para a reabilitação de pacientes hemiplégicos/Functional bandage - a possible supporting resource for the rehabilitation of hemiplegic patients

Autores

  • Emilyn Borba da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela Tonús

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.076

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral, Atividades Cotidianas, Bandagens

Resumo

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de sequelas neurológicas, apresentando déficits motores como a hemiplegia. Os déficits motores podem gerar perda de coordenação e precisão dos movimentos necessários para um bom desempenho funcional na realização de atividades de autocuidado, lazer e produtividade, modificando significativamente o seu cotidiano. O indivíduo acometido por AVC sofre uma ruptura em suas relações familiares, afetivas, sociais e profissionais, que repercute no seu modo e estilo de vida. São diversos os métodos e as técnicas utilizadas por terapeutas ocupacionais na reabilitação desses indivíduos, assim como o uso da bandagem funcional, que são bandagens elásticas utilizadas para acometimentos musculares e articulares. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as possíveis mudanças no desempenho ocupacional após a utilização de bandagens elásticas em indivíduos hemiplégicos acometidos de AVC. A pesquisa foi um estudo longitudinal que se ocupou dos períodos pré e pós-intervenção terapêutica ocupacional quantitativa, caracterizado como descritivo exploratório. Os resultados evidenciaram que a bandagem funcional contribuiu para o aumento da amplitude de movimento e na evolução dos componentes e áreas do desempenho ocupacional. Assim, entende-se que esse recurso é um instrumento importante para ser usado como coadjuvante no tratamento ocupacional, a fim de se obterem resultados positivos na reabilitação de hemiplégicos acometidos por AVC.

Biografia do Autor

Emilyn Borba da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação de Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Reabilitação Físico-motora com ênfase nas desordens do movimento humano pela Universidade Federal de Santa Maria (em andamento). Formações complementares e experiência principalmente nos seguintes temas: Terapia da mão, queimados, neurologia adulto e infantil, neurociência, tecnologia assistiva, acessibilidade, órteses e bandagem funcional.

Daniela Tonús

Possui graduação em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário Metodista (2004). Especialista em Saúde Coletiva (2008) pelo Centro Universitário Franciscano, Mestrado em Reabilitação e Inclusão (2010) pelo Centro Universitário Metodista e aperfeiçoamento Profissional no Método Neuroevolutivo Bobath (2008). Atualmente é docente do Departamente de Fisioterapia e Reabilitação no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Reabilitação Física e Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas:reabilitação, saúde coletiva e neurologia.

Downloads

Publicado

2014-11-12

Como Citar

da Silva, E. B., & Tonús, D. (2014). Bandagem funcional - possível recurso coadjuvante para a reabilitação de pacientes hemiplégicos/Functional bandage - a possible supporting resource for the rehabilitation of hemiplegic patients. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 22(3), 543–550. https://doi.org/10.4322/cto.2014.076

Edição

Seção

Artigo Original