Metodologia da problematização no contexto das disciplinas práticas terapêuticas supervisionadas/Problematization methodology in the context of supervised therapeutic practice disciplines

Autores

  • Maria Luisa Gazabim Simões Ballarin UFSCAR
  • Rosibeth del Carmen Muñoz Palm
  • Fábio Bruno de Carvalho
  • Rosé Colom Toldrá

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2013.063

Resumo

A necessidade e a urgência em formar profissionais de saúde capazes de trabalhar em equipe, sob uma
perspectiva interdisciplinar e humanista, concebendo a atuação com base na integralidade da atenção, vêm sendo
amplamente debatidas. Nesse contexto, as metodologias ativas têm se mostrado relevantes, pois estimulam a
capacidade crítica e a autonomia dos discentes. Assim, este trabalho tem por objetivo discorrer sobre a utilização
de metodologia ativa, no caso a metodologia da problematização, no processo de ensino-aprendizagem de alunos do último ano da graduação da Faculdade de Terapia Ocupacional da Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP - PUC-Campinas, considerando particularmente as disciplinas Práticas Terapêuticas Supervisionadas – PTS VI
e VII. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados registros das reuniões dos estágios, relatórios
de avaliação das supervisões, projeto pedagógico do curso de Terapia Ocupacional e a experiência acumulada dos
docentes que ministraram as referidas disciplinas, subsidiaram a análise dos dados. O processo vivenciado evidenciou
que os dispositivos pedagógicos utilizados, ao apoiarem-se na metodologia da problematização, proporcionaram
maior conscientização e responsabilização dos graduandos, além de maior autonomia e capacidade para planejar
e elaborar procedimentos de intervenção exigidos, nos diferentes cenários de desenvolvimento das referidas
disciplinas. Evidenciou, ainda, maior capacidade dos discentes para transformar as situações experimentadas em
conhecimento, possibilitando a ampliação da perspectiva de tomada de decisões e a construção de uma atitude mais
reflexiva. Todos esses aspectos asseguraram a vivência de um processo de ensino-aprendizagem contextualizado,
que buscou englobar as dimensões pessoal, social, cognitiva, técnica e ética.

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Publicado

2013-12-19

Como Citar

Ballarin, M. L. G. S., Palm, R. del C. M., Carvalho, F. B. de, & Toldrá, R. C. (2013). Metodologia da problematização no contexto das disciplinas práticas terapêuticas supervisionadas/Problematization methodology in the context of supervised therapeutic practice disciplines. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 21(3). https://doi.org/10.4322/cto.2013.063

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso