O espaço físico como barreira à inclusão escolar/The physical space as a barrier to school inclusion

Autores

  • Kênnea Martins Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
  • Viviane Viviane dos Reis Lourenço Fernandes Prefeitura Municipal de Chapada do Norte
  • Karolina Alves de Albuquerque Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gibran Ayupe Mota Presidência da República.
  • Ana Cristina Resende Camargos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO512

Palavras-chave:

Educação, Equidade no Acesso, Crianças com Deficiência

Resumo

A arquitetura e a organização dos edifícios escolares podem ser facilitadores ou barreiras na concretização do processo de inclusão escolar, sendo que a avaliação para adequação delas compõe parte importante do papel da equipe de reabilitação nesse processo. O objetivo do estudo foi verificar a acessibilidade física de escolas públicas de uma cidade de Minas Gerais. Foi realizado um estudo descritivo, transversal, com avaliação dos espaços físicos de 14 escolas, especialmente áreas de acesso, circulação e mobiliário, sanitários e estacionamentos, de acordo com os critérios descritos na Norma Brasileira 9050/2004. Os resultados foram apresentados em forma de estatística descritiva. No total foram avaliados 493 itens, desses, 85,6% encontravam-se inadequados. No setor “Acessos, circulação e mobiliário”, 81,4% dos itens estavam inadequados. No setor “Sanitários”, 94,6% dos itens estavam inadequados, sendo que não foi encontrado nenhum banheiro que contemplasse todas as normas de acessibilidade. No setor “Estacionamentos”, 83,4% dos itens estavam inadequados. Nenhuma escola estadual da cidade estudada encontrava-se preparada para realizar a inclusão escolar de crianças com necessidades especiais no que diz respeito à acessibilidade.

Biografia do Autor

Kênnea Martins Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, Vitória, ES, Brasil.

Viviane Viviane dos Reis Lourenço Fernandes, Prefeitura Municipal de Chapada do Norte

Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Chapada do Norte, MG, Brasil.

Karolina Alves de Albuquerque, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, Vitória, ES, Brasil.

Gibran Ayupe Mota, Presidência da República.

Analista da Presidência da República. Professor da Escola Superior de Inteligência.

Ana Cristina Resende Camargos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM

Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM.

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Publicado

2015-03-30

Como Citar

Almeida, K. M., Fernandes, V. V. dos R. L., Albuquerque, K. A. de, Mota, G. A., & Camargos, A. C. R. (2015). O espaço físico como barreira à inclusão escolar/The physical space as a barrier to school inclusion. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(1), 75–84. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO512

Edição

Seção

Artigo Original