O uso dos conceitos de ocupação e atividade na Terapia Ocupacional: uma revisão sistemática da literatura/The use of occupation and activity concepts in Occupational Therapy: a systematic literature review

Autores

  • Mariana Moraes Salles Universidade Federal de São Carlos
  • Thelma Simões Matsukura Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0525

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Literatura de Revisão como Assunto, Formação de Conceito

Resumo

Introdução: Os conceitos de ocupação e atividade são conceitos centrais para a Terapia Ocupacional, e vêm sendo utilizados diversamente ao longo do tempo, conforme o país, a cultura e o período histórico. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo contribuir para o conhecimento do uso dos conceitos de atividade e ocupação na Terapia Ocupacional, na literatura internacional e nacional. Método: Foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre o tema. Resultados: A pesquisa na literatura explorou artigos completos publicados entre 2003 e 2013, totalizando 19 artigos incluídos nesta pesquisa. Os textos relatam a importância de um uso adequado das terminologias na Terapia Ocupacional, como um meio para fortalecer a profissão e promover a coerência nas pesquisas e na prática da Terapia Ocupacional. São descritas algumas das diferenças e semelhanças na utilização dos termos atividade e ocupação na literatura nacional e internacional. Verificou-se que tanto o termo atividade como o termo ocupação se referem a um fazer que é capaz de influenciar os processos de saúde e doença. Conclusão: A conceituação sobre os termos ocupação e atividade estão em processo de construção histórica, e serão necessárias mais pesquisas sobre o assunto para aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Biografia do Autor

Mariana Moraes Salles, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Cuidado em Saúde, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, SP, Brasil. Pós-doutoranda junto ao Departamento de Terapia Ocupacional, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Thelma Simões Matsukura, Universidade Federal de São Carlos

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Mental, Universidade de São Paulo – USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Departamento de Terapia Ocupacional - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Publicado

2016-12-19

Como Citar

Salles, M. M., & Matsukura, T. S. (2016). O uso dos conceitos de ocupação e atividade na Terapia Ocupacional: uma revisão sistemática da literatura/The use of occupation and activity concepts in Occupational Therapy: a systematic literature review. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(4), 801–810. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0525

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura