O brincar para o desenvolvimento do esquema corporal, orientação espacial e temporal: análise de uma intervenção/Play for the development of body schema and spatial and temporal orientation: analysis of an intervention

Autores

  • Sara Domiciano Franco de Campos Terapeuta Ocupacional da Associação de Reabilitsção Infantil Limeirense (ARIL)
  • Mirela de Oliveira Figueiredo Profa. Adjunta I do Depto de Terapia Ocupacional da UFSCar
  • Sheila Maria Mazer-Gonçalves Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DEDIC/ FFCLRP/ USP)
  • Elisandra dos Santos Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e Faculdade São Luís de Jaboticabal
  • Leticia Carrillo Maronesi Terapeuta Ocupacional da Associação de Amigos e Pais e Excepcionais (APAE) de Limeira

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0820

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Desenvolvimento Infantil, Brincadeiras

Resumo

Resumo: Introdução: A infância é uma fase significativa do desenvolvimento humano, na qual se desenvolvem várias aptidões, ocorrendo evoluções na aprendizagem. O ato de brincar é uma atividade do cotidiano das crianças e aperfeiçoa as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e psicomotoras. Objetivo: Avaliar os resultados de uma intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento do esquema corporal, da orientação espacial e da orientação temporal. Método: Este estudo adotou o design quase-experimental do tipo pré e pós-teste. Foi aplicada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) em uma criança de quatro anos. A partir dos resultados da EDM, foi elaborado um plano de intervenção com brincadeiras que estimulassem as aquisições acima citadas. A concretização do plano de intervenção teve duração de dois meses, sendo a criança avaliada antes e no término da intervenção. O Método Jacobson e Truax foi adotado para análise dos dados e verificação da ocorrência de mudanças confiáveis e clinicamente significativas. Resultados: A criança obteve mudança confiável nos três itens avaliados. Em relação à significância clínica, na organização espacial a criança mudou seu status clínico, passando para a população funcional. No esquema corporal, a criança permaneceu na população disfuncional, e na organização temporal apresentou-se na faixa de incerteza. Conclusão: Os resultados demonstraram mudanças positivas e confiáveis nos itens avaliados, confirmando um efeito positivo do brincar enquanto recurso terapêutico ocupacional presente no programa de intervenção elaborado. Ressalta-se a importância da realização de novos estudos com maior número de participantes para novos dados e descobertas sobre a utilização do brincar em intervenções no desenvolvimento de aquisições psicomotoras.

Biografia do Autor

Sara Domiciano Franco de Campos, Terapeuta Ocupacional da Associação de Reabilitsção Infantil Limeirense (ARIL)

Bacharel em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Júlio de Mesquista campus Marília. Aluna do Curso de Especialização em Intervenção em Neuropediatria da Universidade Federal de São Carlos.

Mirela de Oliveira Figueiredo, Profa. Adjunta I do Depto de Terapia Ocupacional da UFSCar

Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003) e Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Centro de Investigações em Pediatria da Universidade Estadual de Campinas (2007). Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Com experiência prática nas áreas de deficiência sensorial e cognitiva. Atua na interface entre saúde e educação enfocando nos temas intervenção com crianças com baixa visão e/ou com dificuldades de aprendizagem e suas respectivas famílias, considerando que o conceito de saúde supera os limites do enfoque orgânico e que a análise e intervenção na área requer o alcance das dimensões sociopolíticas, econômicas e legislativas envolvidas. A profissional possui publicações na área disponíveis em:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4539520H6

 

Sheila Maria Mazer-Gonçalves, Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DEDIC/ FFCLRP/ USP)

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/ UFSCar). Educadora no Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DEDIC/ FFCLRP/ USP).

Elisandra dos Santos, Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e Faculdade São Luís de Jaboticabal

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Centro de Investigações em Pediatria da Universidade Estadual de Campinas (CIPED/ FCM/ UNICamp). Professora conteudista dos cursos de Educação a Distância em Fonoaudiologia no Trabalho a Surdez do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e professora do curso de Especialização em Deficiência Intelectual da Faculdade São Luís de Jaboticabal

Leticia Carrillo Maronesi, Terapeuta Ocupacional da Associação de Amigos e Pais e Excepcionais (APAE) de Limeira

Bacharel em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Julio de Mesquita campus Marilia.  Aluna do Curso de Especialização em Intervenção em Neuropediatria da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Campos, S. D. F. de, Figueiredo, M. de O., Mazer-Gonçalves, S. M., dos Santos, E., & Maronesi, L. C. (2017). O brincar para o desenvolvimento do esquema corporal, orientação espacial e temporal: análise de uma intervenção/Play for the development of body schema and spatial and temporal orientation: analysis of an intervention. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(2), 275–285. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0820

Edição

Seção

Artigo Original