Transtorno do desenvolvimento da coordenação e nível de atividade física em crianças: revisão sistemática da literatura/Developmental coordination disorder and level of physical activity in children: systematic literature review
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0580Palavras-chave:
Atividade Motora, Transtorno das Habilidades Motoras, CriançasResumo
Introdução: Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) podem apresentar dificuldade na realização de atividades de lazer, em esportes, além de problemas nas interações sociais. Objetivo: Investigar a relação entre TDC e atividade física, bem como avaliar a qualidade das pesquisas na área. Método: Foi realizada busca nas bases de dados Pubmed, Bireme, Web of Science e Scopus, com os descritores, nas línguas portuguesa e inglesa, “atividade motora” (“motor activity”), “transtorno das habilidades motoras” (“motor skills disorders”), “transtorno do desenvolvimento da coordenação” (“Developmental coordination disorder”), “atividade física” (“physical activity”) e “crianças” (“children”). O processo de análise dos estudos envolveu a leitura de títulos, resumos e textos completos. Resultados: A busca eletrônica inicial resultou em 3.303 manuscritos, sendo que 22 preencheram os critérios de inclusão na revisão. A qualidade dos artigos foi avaliada usando-se o Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE). Em relação ao nível de atividade física em crianças com TDC, somente 11 estudos trataram desta temática, enquanto os demais a utilizaram como variável mediadora. Conclusão: Crianças com TDC apresentaram menor nível de atividade física em relação aos seus pares, sendo o transtorno na infância um fator de risco para a inatividade física na adolescência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.