Transtorno do desenvolvimento da coordenação e nível de atividade física em crianças: revisão sistemática da literatura/Developmental coordination disorder and level of physical activity in children: systematic literature review

Autores

  • Renata Capistrano Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Elisa Pinheiro Ferrari Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Thais Silva Beltrame Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Fernando Luiz Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0580

Palavras-chave:

Atividade Motora, Transtorno das Habilidades Motoras, Crianças

Resumo

Introdução: Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) podem apresentar dificuldade na realização de atividades de lazer, em esportes, além de problemas nas interações sociais. Objetivo: Investigar a relação entre TDC e atividade física, bem como avaliar a qualidade das pesquisas na área. Método: Foi realizada busca nas bases de dados Pubmed, Bireme, Web of Science e Scopus, com os descritores, nas línguas portuguesa e inglesa, “atividade motora” (“motor activity”), “transtorno das habilidades motoras” (“motor skills disorders”), “transtorno do desenvolvimento da coordenação” (“Developmental coordination disorder”), “atividade física” (“physical activity”) e “crianças” (“children”). O processo de análise dos estudos envolveu a leitura de títulos, resumos e textos completos. Resultados: A busca eletrônica inicial resultou em 3.303 manuscritos, sendo que 22 preencheram os critérios de inclusão na revisão. A qualidade dos artigos foi avaliada usando-se o Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE). Em relação ao nível de atividade física em crianças com TDC, somente 11 estudos trataram desta temática, enquanto os demais a utilizaram como variável mediadora. Conclusão: Crianças com TDC apresentaram menor nível de atividade física em relação aos seus pares, sendo o transtorno na infância um fator de risco para a inatividade física na adolescência.

Biografia do Autor

Renata Capistrano, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciada em Educação Física e Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Elisa Pinheiro Ferrari, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Thais Silva Beltrame, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e coordenadora do Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento (LADADE). 

Fernando Luiz Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorado em Sexualidade Humana - Institute for Advanced Study in Human Sexuality. Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina e coordenador do Laboratório de Gênero, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC). 

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Publicado

2015-09-29

Como Citar

Capistrano, R., Ferrari, E. P., Beltrame, T. S., & Cardoso, F. L. (2015). Transtorno do desenvolvimento da coordenação e nível de atividade física em crianças: revisão sistemática da literatura/Developmental coordination disorder and level of physical activity in children: systematic literature review. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(3), 633–646. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0580

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura