corporeidade de mulheres gestantes e a terapia ocupacional: ações possíveis na Atenção Básica em Saúde/Corporality of pregnant women and occupational therapy: possible actions in the Primary Health Care

Autores

  • Sabrina Helena Ferigato Universidade Federal de São Carlos
  • Carla Regina Silva UFSCar
  • Leticia Ambrosio Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1173

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Saúde da Mulher, Atenção Básica à Saúde, Gestação, Corpo Humano

Resumo

Introdução: Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa do tipo pesquisa- intervenção, cujo objetivo foi descrever e analisar a corporeidade de um grupo de gestantes e, a partir dessa análise, construir proposições para a intervenção da terapia ocupacional no cuidado em saúde. Método: Os dados foram produzidos com a triangulação de diferentes técnicas: dinâmica grupal, mapa corporal, photovoice, registros imagéticos e prática diarística. O campo investigado foi a Atenção Básica à Saúde, por ser um espaço privilegiado de encontro entre profissionais da saúde e gestantes. Resultados: Foi possível identificar elementos comuns e singulares da corporeidade feminina no processo da gestação, descritos em eixos selecionados: a sexualidade, o desejo em ser mãe, a materialidade e o cotidiano no período gestacional. Conclusão: Segundo a análise desses resultados, as intervenções terapêuticas ocupacionais foram propostas no sentido da construção significativa da corporeidade e do cotidiano das mulheres gestantes, com ênfase na expressão de um regime de sensibilidades e da produção de emancipação, autonomia e protagonismo das mulheres.

Biografia do Autor

Sabrina Helena Ferigato, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional, mestre em Filosofia Social, Doutora em Saúde Coletiva.

Profª Dra Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação de Terapia Ocupacional - PPGTO da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. São Carlos – SP, Brasil.

Carla Regina Silva, UFSCar

Terapeuta Ocupacional, Mestre e Doutora em Educação. Profª Dra Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação de Terapia Ocupacional - PPGTO da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. São Carlos – SP, Brasil.

Leticia Ambrosio, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Terapia Ocupacional. Bolsista CNPq.

Universidade federal de São Carlos – SP Brasil.

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Ferigato, S. H., Silva, C. R., & Ambrosio, L. (2018). corporeidade de mulheres gestantes e a terapia ocupacional: ações possíveis na Atenção Básica em Saúde/Corporality of pregnant women and occupational therapy: possible actions in the Primary Health Care. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(4), 768–783. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1173

Edição

Seção

Artigo Original