Reflexões sobre a realização de entrevistas com viúvas enlutadas em pesquisas qualitativas/Reflections concerning the conduction of interviews with bereaved widows in qualitative survey

Autores

  • Marina Picazzio Perez Batista Universidade de São Paulo
  • José Eduardo Rebelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro
  • Ricardo Tavares de Carvalho Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Maria Helena Morgani de Almeida Universidade de São Paulo
  • Selma Lancman Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1571

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Entrevista, Luto, Viuvez

Resumo

Introdução: Considerando que os enlutados são uma população mais vulnerável, é importante compreender os aspectos que se referem à realização de estudos qualitativos com esta população. Objetivo: Este artigo abordou uma reflexão sobre a realização de entrevistas com viúvas em processo de luto. Método: Realizou-se um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, realizado com mulheres cujos cônjuges haviam falecido no período de dois a seis meses em decorrência de câncer. Todos os cônjuges tinham mais de 60 anos, e foram atendidos pela equipe de cuidados paliativos, no período de maio a outubro de 2015. As viúvas que aceitaram participar do estudo foram convidadas para uma entrevista individual. Para a sua condução foi utilizado um roteiro semiestruturado. O conteúdo das entrevistas foi gravado, transcrito e analisado pelo processo de codificação, gerando temas abrangentes. Resultados: As viúvas em luto citaram alguns benefícios por terem participado das entrevistas, tais como: primeira oportunidade para falar sobre sua perda; possibilidade para partilhar seus sofrimentos, trazendo certo alívio; maior confiança em suas capacidades; fortalecimento individual por falar do dia a dia; e também reflexão sobre o modo de viver seu cotidiano. Conclusão: A realização de entrevistas com enlutados favoreceu a escuta atenta e sem interrupção, permitindo-lhes partilhar suas experiências. De acordo com os benefícios apontados pelas viúvas no compartilhamento de suas vivências - no contexto de uma pesquisa qualitativa com entrevistas - foi possível inferir sobre a relevância da disponibilização de serviços de apoio ao luto, e também de favorecer espaços de partilha aos enlutados em conformidade com suas demandas singulares.

Biografia do Autor

Marina Picazzio Perez Batista, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Terapeuta Ocupacional do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). 

José Eduardo Rebelo, Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro

Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, em Portugal, onde realiza pesquisas no GIECL - Grupo de Investigação em Estudos Científicos do Luto, que coordena. Fundador e presidente da APELO – Associação do Apoio à Pessoa em Luto; fundador e atual vice-presidente da SPEIL – Sociedade Portuguesa do Estudo e Intervenção no Luto; coordenador do OLP – Observatório do Luto em Portugal; fundador e presidente do EdL – Espaço do Luto.

Ricardo Tavares de Carvalho, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Coordenador do Núcleo da Técnico-Científico do HCFMUSP. Membro Diretor da Academia Nacional de Cuidados Paliativos – ANCP.

Maria Helena Morgani de Almeida, Universidade de São Paulo

Prof.ª Dra do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). 

Selma Lancman, Universidade de São Paulo

Prof.ª Titular do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Orientadora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação da FMUSP. 

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Batista, M. P. P., Rebelo, J. E., Carvalho, R. T. de, Almeida, M. H. M. de, & Lancman, S. (2018). Reflexões sobre a realização de entrevistas com viúvas enlutadas em pesquisas qualitativas/Reflections concerning the conduction of interviews with bereaved widows in qualitative survey. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(4), 797–808. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1571

Edição

Seção

Artigo Original