A perspectiva dos estudantes sobre a abordagem do suicídio na formação em Terapia Ocupacional/The students´ perspective on suicide approach during Occupational Therapy training

Autores

  • Karine Guedes Ferreira Terapeuta Ocupacional, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Monica Villaça Gonçalves Departamento de Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1610

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Suicídio, Capacitação Profissional

Resumo

Este artigo objetiva analisar a percepção dos estudantes de Terapia Ocupacional de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública sobre a abordagem do suicídio durante a formação. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo, com abordagem descritivo-analítica e recorte temporal transversal realizado na cidade do Rio de Janeiro. O suicídio ainda é um tema complexo e que necessita de maior visibilidade. A maioria dos estudantes entrevistados manifestou a concepção de que o suicídio pode ser consequência de transtorno mental ou associado a sofrimento intenso. Relataram não terem tido a abordagem sobre o suicídio nas disciplinas de graduação, apenas de forma indireta, especialmente nas disciplinas de Ética e Oncologia. Apesar disso, fazem colocações pertinentes sobre o tema, e em consonância com o que demonstra a literatura. Repensar a abordagem desse tema na formação de terapeutas ocupacionais é uma questão importante a ser tratada nas universidades brasileiras.

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Ferreira, K. G., & Gonçalves, M. V. (2018). A perspectiva dos estudantes sobre a abordagem do suicídio na formação em Terapia Ocupacional/The students´ perspective on suicide approach during Occupational Therapy training. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(4), 883–891. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1610

Edição

Seção

Artigo Original