Avaliação do repertório de habilidades sociais de usuários de substâncias psicoativas em tratamento/Evaluation of the repertory of social skills of users of psychoactive substances under treatment

Autores

  • Meire Luci Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP
  • Yudi Frazão Hatanaka Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Regina de Cássia Rondina Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Nilson Rogério Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1633

Palavras-chave:

Habilidades Sociais, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Serviços de Saúde Mental

Resumo

Introdução: O transtorno mental e de comportamento devido ao uso de substância é um grave problema de saúde pública. O déficit nas habilidades sociais pode ser considerado fator de risco ao início ou continuidade do uso. Objetivo: Avaliar o repertório de habilidades sociais de usuários de múltiplas e variadas substâncias psicoativas diagnosticados e em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas II. Método: Amostra composta de indivíduos diagnosticados com transtorno decorrente do uso de substância em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Drogas de uma cidade do interior paulista. Utilizaram-se dois instrumentos investigativos: questionário de caracterização sociodemográfica e uso e Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Para a análise dos dados sociodemográficos, utilizaram-se cálculos de estatística descritiva e análise do IHS realizada por psicólogo colaborador pelo sistema de correção informatizada do IHS. Resultados: Participaram 35 usuários, todos do gênero masculino, 42,8% com idade entre 31 e 35 anos e 51,4% solteiros. A média geral classificou-os com bom repertório, porém uma análise individual apontou 42,8% com repertório abaixo da média. Dentre os déficits, os fatores mais comprometidos foram fatores 1 e 3 relacionados a habilidades de enfrentamento e autoafirmação com risco e dificuldades em conversação e desenvoltura social. É expressivo o número de usuários com déficit nas HS, principalmente em habilidades de enfrentamento e autoafirmação com risco, fato que pode estar diretamente relacionado a recaídas e abandono de tratamento. Conclusão: É importante a avaliação do repertório das HS no início do tratamento, a fim de contribuir na elaboração e implantação de intervenções específicas de treinamento.

Biografia do Autor

Meire Luci Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP

1Professora Assistente Doutora do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, Brasil. Tutora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Marília, SP, Brasil.

Regina de Cássia Rondina, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da  Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marilia, SP, Brasil. Docente do Programa de Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Nilson Rogério Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Assistente Doutor do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências da  Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marilia, SP, Brasil.

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Silva, M. L., Hatanaka, Y. F., Rondina, R. de C., & Silva, N. R. (2018). Avaliação do repertório de habilidades sociais de usuários de substâncias psicoativas em tratamento/Evaluation of the repertory of social skills of users of psychoactive substances under treatment. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(4), 849–858. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1633

Edição

Seção

Artigo Original