Terapia Ocupacional em saúde mental nos congressos brasileiros: uma revisão de escopo/Occupational Therapy in mental health in brazilian congresses: a scope review

Autores

  • Thamy Eduarda Ricci Universidade Federal de São Paulo
  • Isabela Paschoalotto Marques Universidade Federal de São Carlos
  • Tais Quevedo Marcolino Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-9694-5118

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1716

Palavras-chave:

Saúde Mental, Terapia Ocupacional, Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde, Prática Profissional

Resumo

Introdução: A reforma psiquiátrica vem demandando da terapia ocupacional um cuidado ampliado orientado à produção de autonomia de indivíduos que enfrentam a exclusão social. Apesar de ampla produção acadêmica nessa temática, há fragilidade nos registros acerca da prática do profissional nos novos serviços de saúde mental. Objetivo: O objetivo deste trabalho é identificar as práticas de terapia ocupacional em saúde mental por meio da revisão de escopo dos anais do XI ao XIV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Método: Foram analisados 165 resumos com propostas práticas do cuidado em saúde mental. Resultados: Os resultados revelam predominância de relatos de experiência e procedência predominante da região Sudeste, com práticas mais voltadas a adultos, em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em estratégias grupais e individuais, sem foco em diagnósticos médicos, e com pouca explicitação de seus referenciais teóricos. Qualitativamente, os resultados destacam a reabilitação psicossocial como norte, particularidades do processo terapêutico e das experiências práticas na formação profissional. Conclusão: Acredita-se que o diálogo entre questões e impasses acerca dessas práticas fomenta reflexões sobre o cuidado e a investigação que temos produzido em terapia ocupacional no Brasil no campo da saúde mental.

Biografia do Autor

Thamy Eduarda Ricci, Universidade Federal de São Paulo

Terapeuta ocupacional residente em Redes de Atenção Psicossocial da Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.

Isabela Paschoalotto Marques, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Tais Quevedo Marcolino, Universidade Federal de São Carlos

Doutora, Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Ricci, T. E., Marques, I. P., & Marcolino, T. Q. (2018). Terapia Ocupacional em saúde mental nos congressos brasileiros: uma revisão de escopo/Occupational Therapy in mental health in brazilian congresses: a scope review. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(4), 915–925. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1716

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura