Debate over the “social question” in occupational therapy: an integrative review/O debate sobre a “questão social” na terapia ocupacional: uma revisão integrativa

Autores

  • Marilene Calderaro Munguba Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Fortaleza
  • Ana Paula Serrata Malfitano Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1748

Palavras-chave:

Desigualdade Social, Pobreza, Terapia Ocupacional/Tendências

Resumo

Introduction: “Social question” refers to the association between work and its social integration in a capitalist society, assuming a new contemporal configuration. Issues arising from the social question challenge professionals from different fields to provide relevant technical answers. Objective: This study aims to understand how occupational therapists have been addressing topics related to social question in occupational therapy journals indexed on Web of Science database. Method: An integrative literature review was conducted (2000-2014) using journals indexed in Thomson Reuters’ Web of Science containg the term “occupational therapy” in their titles. Overall, 32 descriptors related to social question were used in our review. Results: The review found 186 texts, for which the abstracts were read and filters were applied to focus on the social question. The remaining 53 texts were read in full and used in our analysis. Several occupational therapy academicians have reflected on the social question. Their focus has mainly been on promoting health and wellness. The present review has a scope limitation because it only analyzes English texts indexed in the Web of Science. Conclusion: Occupational therapists should go beyond health interventions in favor of approaching actions that encompass different fields in order to promote greater social participation for all in a globalized capitalist society.

Biografia do Autor

Marilene Calderaro Munguba, Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Fortaleza

Possui pós-Doutorado em Terapia Ocupacional Social pela Universidade Federal de São Carlos *2013), Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual do Ceará (2002), Especialização em  Docência da Língua Brasileira de Sinais - Libras pela Universidade de Tuiuti do Paraná (2011), graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (1981)e Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1979). Atualmente é docente da Universidade Federal do Ceará, no Departament de Letras Libras e Estudos Surdos, no curso de Licenciatura em Letras Libras. Pesquisadora dos grupos: EMAN - Endocrinologia, Metabologia, Alimentos e Nutrição, linha - Nutrição nas relações saúde-doença e nos distúrbios alimentares; e Saúde nos Espaços Educacionais, linha - Políticas e práticas na promoção da saúde. Trajetória profissional com ênfase em Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos temas: Educação – Educação Inclusiva e Educação Especial, Estudos Surdos, Terapia ocupacional Social, Desenvolvimento de jogos sérios e Gamificação, Aprendizagem, Saúde Coletiva.

Ana Paula Serrata Malfitano, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2001), Especialização em Gestão Estratégica Pública pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integra o Projeto Metuia - Terapia Ocupacional Social, desde 1999. Cumpriu estágio doutoral no período 2007-2008 no Centre de Recherche Médecine, Science, Santé et Société da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris, França. Realizou Estágio Pós-Doutoradal em Ciência Ocupacional, na Faculdade de Terapia Ocupacional, da Western University, Ontario, Canadá e Dalhousie University, Canadá. Foi coordenadora dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Editora Chefe dos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Ocupacional Therapy. Atua na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional Social e Saúde Pública, principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional social, política pública, juventude, cidadania e grupos populacionais excluídos. 

Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2007). Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, atua na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional e Terapia Ocupacional Social, e na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação.

possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2001), Especialização em Gestão Estratégica Pública pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integra o Projeto Metuia - Terapia Ocupacional Social, desde 1999. Cumpriu estágio doutoral no período 2007-2008 no Centre de Recherche Médecine, Science, Santé et Société da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris, França. Realizou Estágio Pós-Doutoradal em Ciência Ocupacional, na Faculdade de Terapia Ocupacional, da Western University, Ontario, Canadá e Dalhousie University, Canadá. Foi coordenadora dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Editora Chefe dos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Ocupacional Therapy. Atua na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional Social e Saúde Pública, principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional social, política pública, juventude, cidadania e grupos populacionais excluídos.

 

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Munguba, M. C., Malfitano, A. P. S., & Lopes, R. E. (2018). Debate over the “social question” in occupational therapy: an integrative review/O debate sobre a “questão social” na terapia ocupacional: uma revisão integrativa. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(4), 892–903. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1748

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura