Produção de conhecimento, perspectivas e referências teórico-práticas na terapia ocupacional brasileira: marcos e tendências em uma linha do tempo/Knowledge production, perspectives and theoretical-practical references in Brazilian occupational therapy: milestones and tendencies in a timeline

Autores

  • Sandra Maria Galheigo Universidade de São Paulo – USP, São Paulo
  • Claudia Pellegrini Braga Universidade de São Paulo – USP, São Paulo
  • Mariana Aparecida Arthur Universidade de São Paulo – USP, São Paulo
  • Catia Mari Matsuo

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1773

Palavras-chave:

Conhecimento, Terapia Ocupacional/Tendências, História

Resumo

Ao longo de sua história, a terapia ocupacional brasileira vem incorporando e modificando perspectivas teórico-metodológicas e referenciais teórico-práticos em consonância com os contextos históricos, sociais e políticos. A produção acadêmica e profissional tem sido um importante vetor de divulgação de novos referenciais para a profissão. Este artigo visa apresentar a incorporação de perspectivas teórico-metodológicas e referenciais teórico-práticos pela terapia ocupacional brasileira de 1956 a 2017, em diálogo com marcos históricos, sociais e políticos, tomando como base os periódicos nacionais indexados da área e a literatura cinzenta para os anos anteriores a essas publicações.    Trata-se de pesquisa teórica sobre os fundamentos histórico-epistemológicos da terapia ocupacional por meio de mapeamento e análise da produção para identificação de tendências e regularidades, visando produzir uma proposta de sistematização da incorporação de perspectivas e referenciais na área. O estudo identificou quatro movimentos principais: (i) Constituição das primeiras bases teórico-práticas da terapia ocupacional no Brasil; (ii) Problematização dos saberes e práticas da terapia ocupacional, a partir de aportes da Saúde Coletiva e das Ciências Humanas e Sociais; (iii) Constituição dos campos de saber e prática da terapia ocupacional por meio de contextualização sociopolítica, problematização teórico-conceitual e proposição de práticas emancipatórias; (iv) Intensa diversificação teórico-conceitual e metodológica na produção de saberes   práticas de terapia ocupacional. Estudos panorâmicos da produção acadêmica e profissional são necessários às reflexões epistemológicas da profissão. O estudo identificou o surgimento do pensamento crítico na terapia ocupacional brasileira ao final dos anos 1970 e a continuidade de práticas, saberes, perspectivas e referencias presentes anteriormente.

Biografia do Autor

Sandra Maria Galheigo, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo

Docente. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

Claudia Pellegrini Braga, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo

Terapeuta Ocupacional. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

Mariana Aparecida Arthur, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo

Estudante do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

Catia Mari Matsuo

Terapeuta Ocupacional autônoma.

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Galheigo, S. M., Braga, C. P., Arthur, M. A., & Matsuo, C. M. (2018). Produção de conhecimento, perspectivas e referências teórico-práticas na terapia ocupacional brasileira: marcos e tendências em uma linha do tempo/Knowledge production, perspectives and theoretical-practical references in Brazilian occupational therapy: milestones and tendencies in a timeline. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(4), 723–738. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1773

Edição

Seção

Artigo Original