Relevância de um programa de formação universitária em terapia ocupacional: um estudo de pesquisa-ação criíico-participativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO410340192

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Terapia Ocupacional, Educação

Resumo

Introdução: O ritmo acelerado da vida de hoje coloca as profissões de promoção de saúde em uma posição desafiadora, especialmente à luz de uma definição mais ampla de saúde. Investigadores tentaram definir o papel e o constante desenvolvimento da profissão de terapia ocupacional. Na Geórgia, onde a profissão de terapia ocupacional ainda está em desenvolvimento, alinhar a educação às necessidades da sociedade local é crucial para seu crescimento e impacto. Estudiosos tentaram definir o papel em desenvolvimento da terapia ocupacional, mas há poucas pesquisas que examinam como a formação profissional prepara profissionais para os desafios emergentes do seu contexto. Reconhecer o impacto de vários fatores na educação ajuda a profissão a tornarse mais adaptável ao contexto local. Objectivo: Como o programa de formação em terapia ocupacional prepara os profissionais para as necessidades da comunidade no contexto da sociedade georgiana? Métodos: O programa educacional local de terapia ocupacional foi analisado por meio de pesquisa-ação crítico-participativa, a partir de uma perspectiva construtivista. Os métodos de ação e coleta de dados utilizados com diferentes membros da comunidade de aprendizagem foram: fotovoice, entrevistas semiestruturadas e World Café. Resultados: Três temas principais e quatro categorias surgiram dos dados coletados: 1. Aprender fazendo – pronto para o campo pediátrico a) Aprender fazendo – pronto para o mundo real b) Preparando praticantes de terapia ocupacional pediátrica 2. Tornar o aprendizado acessível aos alunos e apoiado pelos professores a) Falta de literatura acessível b) Apoio no campo e fora dele 3. Pertencer a uma comunidade profissional solidária. Conclusão: O processo de pesquisa-ação participativa levou à criação de um conhecimento compartilhado, que pode ser um ponto de partida para currículos e práticas de terapia ocupacional mais contextualmente relevantes. Esses achados contribuem para o desenvolvimento contínuo da educação em terapia ocupacional em contextos diversos, garantindo que os programas sejam responsivos às necessidades dos aprendizes e da prática profissional.

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Publicado

2025-07-14

Como Citar

Revazishvili, A., Kramer-Roy, D., & Rivas-Quarneti, N. (2025). Relevância de um programa de formação universitária em terapia ocupacional: um estudo de pesquisa-ação criíico-participativa. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 33, e4019. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO410340192

Edição

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Artigo Original