Capacitação de profissionais ativistas contra o estigma de pessoas com diagnósticos psiquiátricos: uma experiencia chilena
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.cto415140793Palavras-chave:
Estigma Social, Aprendizagem por Associação de Pares, Alunos, Direitos HumanosResumo
Introdução: Profissionais de saúde e ciências sociais precisam ser treinados para tomar medidas para reduzir os efeitos negativos do estigma, não apenas para aqueles que são estigmatizados, mas, especialmente, para aqueles que estigmatizam. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a aprendizagem que estudantes de terapia ocupacional desenvolvem sobre a redução do estigma público quando realizam uma intervenção socioeducativa com a população em geral apoiada por tutores pares em uma universidade chilena. Metodologia: Foi adotada uma metodologia qualitativa com uma abordagem socioconstrucionista do conhecimento. As informações foram geradas por meio de questionários qualitativos on-line respondidos por seis professores, seis tutores e 80 alunos de uma universidade privada chilena. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo temática. Resultados: Seis temas emergiram: facilitadores de aprendizagem, construção do estigma público, redução do estigma, reconceitualização da pessoa estigmatizada, efeitos do estigma público e desenvolvimento da consciência ocupacional. Conclusões: A combinação de aprendizagem baseada em projetos e mentoria entre pares é uma estratégia pedagógica útil e eficiente para estudantes de ciências sociais e da saúde, como terapia ocupacional, aprenderem aspectos relevantes do estigma público, como suas causas, efeitos potenciais e estratégias socioeducacionais para reduzi-lo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Authors

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.