Capacitação de profissionais ativistas contra o estigma de pessoas com diagnósticos psiquiátricos: uma experiencia chilena

Autores

  • Cristian Mauricio Valderrama Nuñez Escuela de Terapia Ocupacional, Facultad de Salud, Universidad Santo Tomás, Chile. https://orcid.org/0000-0002-2526-8033
  • Jenny Elizabeth Avendaño Cartes Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Chile. https://orcid.org/0009-0008-0290-5467
  • Bianca Puntareli Vicencio Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Chile. https://orcid.org/0000-0002-2207-5762

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.cto415140793

Palavras-chave:

Estigma Social, Aprendizagem por Associação de Pares, Alunos, Direitos Humanos

Resumo

Introdução: Profissionais de saúde e ciências sociais precisam ser treinados para tomar medidas para reduzir os efeitos negativos do estigma, não apenas para aqueles que são estigmatizados, mas, especialmente, para aqueles que estigmatizam. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a aprendizagem que estudantes de terapia ocupacional desenvolvem sobre a redução do estigma público quando realizam uma intervenção socioeducativa com a população em geral apoiada por tutores pares em uma universidade chilena. Metodologia: Foi adotada uma metodologia qualitativa com uma abordagem socioconstrucionista do conhecimento. As informações foram geradas por meio de questionários qualitativos on-line respondidos por seis professores, seis tutores e 80 alunos de uma universidade privada chilena. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo temática. Resultados: Seis temas emergiram: facilitadores de aprendizagem, construção do estigma público, redução do estigma, reconceitualização da pessoa estigmatizada, efeitos do estigma público e desenvolvimento da consciência ocupacional. Conclusões: A combinação de aprendizagem baseada em projetos e mentoria entre pares é uma estratégia pedagógica útil e eficiente para estudantes de ciências sociais e da saúde, como terapia ocupacional, aprenderem aspectos relevantes do estigma público, como suas causas, efeitos potenciais e estratégias socioeducacionais para reduzi-lo.

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Valderrama Nuñez, C. M., Avendaño Cartes, J. E., & Puntareli Vicencio, B. (2025). Capacitação de profissionais ativistas contra o estigma de pessoas com diagnósticos psiquiátricos: uma experiencia chilena. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 33, e4079. https://doi.org/10.1590/2526-8910.cto415140793

Edição

Seção

Artigo Original