ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE: ENTRE CONCEITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • CARLA REGINA SILVA Universidade Federal de São Carlos
  • ROSELI ESQUERDO LOPES universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este artigo aborda os conceitos historicamente adotados para os termos adolescência e juventude numa perspectiva sociológica e psicológica, correlacionando-os com as políticas públicas voltadas para esse grupo populacional, com enfoque especial para adolescentes e jovens de segmentos populares urbanos.

Trata-se de uma discussão que se defronta com a grande vulnerabilidade de adolescentes e jovens, sobretudo de grupo populares, expressa por inúmeros índices relacionados ao acesso a mínimos vitais e a bens sociais no país, num contexto em que as políticas públicas voltadas para o setor são, reconhecidamente, insuficientes, fragmentadas ou inadequadas para de fato atender às demandas desse grupo numa perspectiva que os efetive como sujeitos de direitos.

Downloads

Publicado

2010-02-11

Como Citar

SILVA, C. R., & LOPES, R. E. (2010). ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE: ENTRE CONCEITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 17(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/100

Edição

Seção

Artigo Original