Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy

Autores

  • Thiago da Silva Dias Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Karoline Faro da Conceição Centro Especializado em Reabilitação Tipo II (CER II/UEAFTO)
  • Ana Irene Alves de Oliveira Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Rafael Luiz Morais da Silva Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE1777

Palavras-chave:

Disfunção Cognitiva, Jogos de Vídeo, Reabilitação, Tecnologia

Resumo

Este estudo visa analisar as contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral. Esta pesquisa é baseada em um método de estudo de caso, na qual foi utilizado o software Desenvolve para comparar as habilidades cognitivas do sujeito antes e após 10 sessões de gameterapia utilizando cinco minijogos do jogo Big Brain Academy: Wii Degree. Observou-se progressão nos escores em 10 dentre as 19 habilidades cognitivas avaliadas. Houve progressão em cinco habilidades diretamente estimuladas pelos jogos utilizados. Com relação ao escore total, houve progressão de 73,69% para 90,89%. Desse modo, verificou-se ganhos nas habilidades cognitivas do sujeito após as sessões de gameterapia. Além disso, o participante se mostrou mais engajado e motivado para participar da terapia, bem como, conseguiu melhorar a jogabilidade no vídeo game, o qual faz parte de uma atividade recorrente no seu cotidiano e significativa para ele.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Dias, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Terapeuta Ocupacional do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR).

Karoline Faro da Conceição, Centro Especializado em Reabilitação Tipo II (CER II/UEAFTO)

Terapeuta Ocupacional do Centro Especializado em Reabilitação Tipo II (CER II/UEAFTO).

Ana Irene Alves de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação Tipo II (CER II/UEAFTO). Professora Titular da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Rafael Luiz Morais da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Ciências da Reabilitação (UNINOVE). Terapeuta Ocupacional da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO/UEPA). Professor Assistente da Universidade do Estado do Pará (UEPA),

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Dias, T. da S., Conceição, K. F. da, Alves de Oliveira, A. I., & Silva, R. L. M. da. (2019). Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(4), 898–906. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE1777

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso