Brincando com Rolinhos de Papel

Authors

  • Marina S. Palhares UFSCAR

Abstract

Neste artigo partimos do principio de que 0 uso de jogos e brinquedos auxilia a aquisição de conhecimentos pela criança. Buscando apoio em Wallon, que insiste na incorporação gradual das crianças a vida social organizada pelos adultos, pode-se afirmar que 0 espaço oferecido pelo adulto a criança será, sempre, um espaço educativo. 0 tipo de pista educativa que este espaço estará oferecendo a criança será diferente em cada caso: estantes altas e trancadas darão estimulo diverso de mesinhas colocadas em local acessível e com brinquedos. Vygotsky estuda 0 papel do brinquedo no desenvolvimento e afirma:

Para uma criança com menos de três anos de idade, e essencialmente impossível envolver-se numa situação imaginaria, uma vez que isso seria uma forma de comportamento que liberaria a criança das restrições impostas pelo ambiente imediato. 0 comportamento de uma criança muito pequena e determinado, de maneira consideravel - e 0 de um bebe, de maneira absoluta - pelas condições em que a atividade ocorre. (Vygotsky, 1991, p.109)

No caso especifico da aquisição e desenvolvimento das noções de tempo e espaço, sobre as quais debruçaremos nosso olhar neste texto, a possibilidade de locomoção, 0 convite feito pelos brinquedos para trepar, correr, escorregar, andar será diferente do convite feito por uma sala ampla e vazia. Kishimoto afirma:

A organização de espaços adequados para estimular brincadeiras constitui hoje uma das preocupações da maioria de educadores e profissionais de instituições infantis. (Kishimoto, 1982, p.30)

 

Published

2010-04-13

How to Cite

Palhares, M. S. (2010). Brincando com Rolinhos de Papel. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 6(1). Retrieved from https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/307

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