Relação entre o perfil sociodemográfico e a competência motora de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO244632011

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Destreza Motora, Transtornos Motores, Pré-escolar

Resumo

Objetivo: Verificar as relações estabelecidas entre os fatores individuais e ambientais na competência motora de crianças de 06 a 10 anos de idade. Método: Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, sustentado na estatística descritiva e inferencial. Os seguintes instrumentos de coleta foram utilizados: Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky e Home Observation for Measurement of the Environment - Middle Childhood. Resultados: As análises indicaram a influência dos constructos ambientais no desenvolvimento e manutenção da competência motora das crianças, elucidando o fato de que o ambiente domiciliar adequado é um fator de proteção para o desenvolvimento dessa competência. Crianças residentes em casas adequadas apresentaram em média 66% mais chances de terem competência motora. Outro fato evidenciado deu-se em razão da disparidade no nível de competência motora entre os sexos, com destaque para o fato de que meninas com idade entre 9 e 10 anos que residem em domicílios classificados como não adequados localizados na região central da cidade e que estudam em escolas públicas apresentaram valores de competência motora abaixo do esperado para sua idade. Conclusão: O perfil sociodemográfico de crianças que apresentaram as melhores chances para uma proficiência motora mais alta foi de meninos com idade entre 6 e 7 anos que residem em domicílios classificados como adequados localizados em bairros e que estudam em escolas privadas.

Publicado

2023-03-29

Como Citar

Ferreira, L., Souza, V. de F. M. de ., Rocha, F. F. da, Silva, P. N. da, Cheuczuk, F., & Vieira, J. L. L. (2023). Relação entre o perfil sociodemográfico e a competência motora de crianças. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3201. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO244632011

Edição

Seção

Artigo Original