Produções científicas sobre as F-Words no campo da reabilitação de crianças: revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Reabilitação, Participação, Pessoas com Deficiência

Resumo

Introdução: As F-Words trazem nova abordagem para os conceitos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), indicando aspectos importantes na influência da participação da criança com deficiência. O objetivo principal das palavras (Fitness, Fun, Friends, Family, Function, Future) é proporcionar uma visão de caráter social em contraposição ao modelo biomédico. Objetivo: Mapear a produções científicas sobre as F-Words no campo da reabilitação de crianças e adolescentes. Método: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura. Os dados foram coletados por meio de busca nas plataformas Periódicos Capes e Google Scholar utilizando-se os descritores F-Words para a língua inglesa, Minhas Palavras Favoritas (português) e Mis Palabras Favoritas (espanhol). Os artigos selecionados (N=11) foram aqueles que continham o termo no título, palavras-chaves ou resumo e que estavam disponíveis na íntegra. Resultados: Os resultados demonstrados no presente estudo possibilitaram compreender a produção científica da temática das F-Words nos âmbitos nacional e estrangeiro e descrever a tipologia dos estudos, que foram prevalentemente teóricos e de validação. Constatou-se a concentração de publicações científicas no Canadá. Observou-se que o termo F-Words, e não a sua tradução para o português do Brasil (Minhas Palavras Favoritas), é utilizado para se referir ao conceito em questão. Conclusão: Conclui-se que o conceito ainda é novo e que seu nível de divulgação tem aumentado gradualmente ao longo dos anos, o que pode ser o motivo da baixa produção científica em países fora do núcleo de pesquisa de seus criadores.

Publicado

2022-09-21

Como Citar

Bagatini, B., Rezende, V. da C., & Martinez, C. M. S. (2022). Produções científicas sobre as F-Words no campo da reabilitação de crianças: revisão integrativa. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 30, e3231. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3231

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura