Uso de si como ferramenta terapêutica: uma experiência formativa na graduação em terapia ocupacional

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Aprendizagem, Relações Interpessoais, Relações Profissional-Paciente, Prática Profissional

Resumo

Introdução: O uso de si como ferramenta terapêutica é uma prática centrada no cliente e o pilar disciplinar com menor evidência pedagógica em terapia ocupacional. No Chile, surgem disciplinas vivenciais, vinculadas a métodos artísticos/lúdicos que buscam contribuir as habilidades do aluno de graduação para seu desenvolvimento. Objetivo: Analisar a experiência dos alunos em relação à aprendizagem, características e contribuições das disciplinas que auxiliam para a formação do uso de si como ferramenta terapêutica, nos cursos de terapia ocupacional em universidades ao sul do Chile. Método: Pesquisa qualitativa, com delineamento da teoria fundamentada de alcance exploratório. A amostragem foi não probabilística, intencional, por critério, composta por quinze alunos em etapa de estágio profissional. A coleta de dados se deu por meio de dois grupos focais, após assinatura do consentimento informado. A análise foi realizada pelo método de comparação constante de Glaser e Strauss, utilizando o programa Atlas Ti para sistematizar as informações. O rigor científico foi resguardado pelos critérios de Guba e Lincoln. Resultados: Foram identificadas 530 unidades de sentido, 30 códigos abertos descritivos, agrupados em oito categorias axiais, emergindo dois núcleos temáticos que abordam o “Processo de ensino-aprendizagem na formação do Uso de Si” e o “Desenvolvimento profissional para o uso de Si”. Conclusão: Para os alunos, as metodologias utilizadas contribuem de forma relevante para o desenvolvimento do autoconhecimento e das competências genéricas chave para o “Uso de Si”. Essa pedagogia poderia ser complementada com outras estratégias ativas para garantir a centralidade do usuário na terapia ocupacional.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

León, J. V., Cirineu, C. T., & Hernández, N. N. (2022). Uso de si como ferramenta terapêutica: uma experiência formativa na graduação em terapia ocupacional. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 30, e3280. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3280

Edição

Seção

Artigo Original