Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy

Autores

  • Gerusa Ferreira Lourenço Universidade Federal de São Carlos
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO498

Palavras-chave:

Inclusão Educacional, Paralisia Cerebral, Tecnologia Assistiva, Avaliação, Computador

Resumo

A literatura indica que a escolarização bem sucedida de alunos com paralisia cerebral pode requerer a implementação de recursos de tecnologia assistiva adequados, permitindo que o indivíduo melhore seu desempenho e complete tarefas cotidianas de forma mais eficiente e independente. Para tanto, esses recursos devem ser escolhidos de maneira adequada, enfatizando-se a importância de uma avaliação inicial adequada do aluno e das possibilidades de recursos presentes. O estudo teve como objetivo traduzir e adaptar teoricamente um instrumento norte-americano que avalia o acesso de pessoas com paralisia cerebral ao computador, de forma a contextualizá-lo para a aplicabilidade junto a alunos com paralisia cerebral na realidade brasileira. A metodologia envolveu as fases de tradução e adaptação transcultural desse instrumento, além da construção de um roteiro suplementar para uso adicional ao referido instrumento para o contexto educacional. Os procedimentos de tradução, adaptação teórica e técnica do instrumento norte-americano e a análise teórica (conteúdo e semântica) foram realizadas com a participação de profissionais especialistas na área de Educação Especial enquanto juízes. Os resultados apontaram para a pertinência da proposta do instrumento traduzido em conjunto com o roteiro construído à realidade dos profissionais envolvidos com a escolarização de crianças com paralisia cerebral como, no caso, terapeutas ocupacionais e educadores especiais.

Biografia do Autor

Gerusa Ferreira Lourenço, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta ocupacional, mestre e doutora em Educação Especial pelo PPGEES/UFSCar, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga, doutora em Psicologia Experimental USP/SP, docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial/UFSCar

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Lourenço, G. F., & Mendes, E. G. (2015). Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(1), 85–100. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO498

Edição

Seção

Artigo Original