Atuação na área de saúde mental: perspectiva de estudantes de um curso de graduação em terapia ocupacional/Action on mental health area: students perspectives on a degree in occupational therapy

Autores

  • Jéssica Milena Domingos Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Leonardo Martins Kebbe Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0616

Palavras-chave:

Ensino, Terapia Ocupacional, Saúde Mental

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou conhecer as perspectivas e expectativas dos estudantes de um curso de Terapia Ocupacional sobre a atuação no estágio em saúde mental, ofertado no quinto ano do curso de graduação. O pressuposto do estudo foi baseado na concepção historicamente construída e assimilada sobre “loucura”, vinculada a algo ameaçante e perigoso, o que seria potencialmente prejudicial para um desempenho satisfatório dos estudantes no estágio, interferindo, inclusive, na escolha por atuar na área de saúde mental após a conclusão do curso de graduação. Método: Participaram da pesquisa 12 estudantes, do primeiro ao quarto ano do curso de graduação, sendo selecionados três estudantes de cada ano. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise foi realizada com análise de conteúdo temática. Resultados: Os resultados foram organizados nas seguintes categorias analíticas: 1. Habilidades para a atuação, em que os estudantes referiram a necessidade de desconstrução de preconceitos, o aprofundamento teórico e o desenvolvimento de habilidades relacionais (tais como escuta, empatia e acolhimento à pessoa em sofrimento psíquico); 2. Dificuldades enfrentadas, caracterizadas por sentimentos como impotência e medo da população a ser atendida e 3. Estratégias para a lida com as dificuldades, consistindo na inserção de práticas desde o início da graduação, oferta de minicursos, palestras e visitas institucionais e ampliação dos campos de estágios. Conclusão: Os resultados oferecem subsídios para que os docentes da área de terapia ocupacional em saúde mental reflitam sobre possíveis estratégias que assegurem a aprendizagem e atenuem as dificuldades a ela inerentes.

Biografia do Autor

Jéssica Milena Domingos, Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento

Área de Terapia Ocupacional

Leonardo Martins Kebbe, Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento

Área de Terapia Ocupacional

Publicado

2016-06-21

Como Citar

Domingos, J. M., & Kebbe, L. M. (2016). Atuação na área de saúde mental: perspectiva de estudantes de um curso de graduação em terapia ocupacional/Action on mental health area: students perspectives on a degree in occupational therapy. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(2), 305–314. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0616

Edição

Seção

Artigo Original