Adaptação transcultural para a língua portuguesa da Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças (DOTCA-Ch)/Cross-cultural adaptation into portuguese of the Dynamic Occupational Therapy Cognitive Assessment for Children (DOTCA-Ch)

Autores

  • Lúcia Rocha Uchôa-Figueiredo Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP campus Baixada Santista
  • Fernanda Felício Lima
  • Renata Souza Mendes Casa da Esperança de Santos - SP
  • Nataly Cristina Fachinetti Marques Hospita-Lar Nossa Senhora das Graças na Providência de Deus em São José do Rio Preto-SP
  • Mariana Matteuci
  • Heloisa Sbrissa Almada AACD
  • Marcia Maria Pires Camargo Novelli Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP campus Baixada Santista
  • Noomi Katz Research Institute for the Health and Medical Professions – Ono Academic College, Israel.

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0827

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Cognição, Estudos de Validação

Resumo

Introdução: A Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para crianças (DOTCA-Ch) é um instrumento de avaliação específico para terapeutas ocupacionais (TO), que avalia o desempenho cognitivo de crianças com idade de 6 a 12 anos, em 22 subtestes dinâmicos distribuídos em cinco áreas cognitivas: Orientação, Percepção Espacial, Práxis, Construção Visuomotora e Operações de Pensamento. Objetivo: Apresentar o processo de adaptação transcultural da Bateria DOTCA-Ch para a língua portuguesa. Método: A Bateria DOTCA-Ch foi traduzida e adaptada segundo uma metodologia rigorosa, a partir da tradução, retrotradução, avaliação das equivalências Conceitual, Cultural, Idiomática e Semântica feita por um Comitê de Especialistas e aplicação do pré-teste. Resultados: A Bateria DOTCA-Ch foi traduzida, adaptada para o português brasileiro, retrotraduzida e a versão final foi encaminhada para um Comitê de Especialistas, a fim de avaliar as equivalências (375 itens), considerando a população-alvo e o contexto cultural do Brasil. Nos itens referentes à avaliação das equivalências Conceitual e Cultural, a concordância entre os examinadores foi de 100%, e na avaliação das equivalências Idiomática e Semântica, a média foi de 95,2%. Na fase do pré-teste, esta versão foi aplicada em 9 crianças saudáveis da cidade de Santos. Conclusão: A Bateria DOTCA-Ch mostrou-se aplicável às crianças saudáveis, entretanto, tendo em vista as especificidades desse grupo populacional, tornaram-se necessárias adaptações em relação ao tempo de aplicação da bateria. Observou-se que as crianças se beneficiam do uso das mediações, visto que isto contribuiu para uma considerável melhora de seu desempenho durante a execução das tarefas.

Biografia do Autor

Lúcia Rocha Uchôa-Figueiredo, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP campus Baixada Santista

Departamento de Gestão e Cuidados em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade

Curso de Terapia Ocupacional e EixoTrabalho em Saúde

Area: Atenção Primária à Saúde e Saúde da Mulher e da Criança

 

Fernanda Felício Lima

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Baixada Santista, 2013.

Aprimoramento em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (2014-2015)

Renata Souza Mendes, Casa da Esperança de Santos - SP

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Baixada Santista, 2012.

Terapeuta Ocupacional da Casa da Esperança em Santos-SP

Nataly Cristina Fachinetti Marques, Hospita-Lar Nossa Senhora das Graças na Providência de Deus em São José do Rio Preto-SP

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Baixada Santista, 2012.

Pós-graduada Lato Sensu em Neurociência e Reabilitação pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP. (FAMERP)

Terapeuta Ocupacional no Hospita-Lar Nossa Senhora das Graças na Providência de Deus em São José do Rio Preto-SP

Mariana Matteuci

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Baixada Santista, 2012.

Residência Multiprofissional em Saúde Mental na UNIFESP - Hospital São Paulo (2015)

Heloisa Sbrissa Almada, AACD

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Baixada Santista, 2012.

 

Marcia Maria Pires Camargo Novelli, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP campus Baixada Santista

Departamento de Gestão e Cuidados em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade

Curso de Terapia Ocupacional 

Area: Gerontologia e geriatria 

 

Noomi Katz, Research Institute for the Health and Medical Professions – Ono Academic College, Israel.

Diretora do Research Institute for the Health and Medical Professions – Ono Academic College, Israel.

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Publicado

2017-06-13

Como Citar

Uchôa-Figueiredo, L. R., Lima, F. F., Mendes, R. S., Marques, N. C. F., Matteuci, M., Almada, H. S., Novelli, M. M. P. C., & Katz, N. (2017). Adaptação transcultural para a língua portuguesa da Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças (DOTCA-Ch)/Cross-cultural adaptation into portuguese of the Dynamic Occupational Therapy Cognitive Assessment for Children (DOTCA-Ch). Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(2), 287–296. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0827

Edição

Seção

Artigo Original